Maternidades farão testagem rápida para prevenção da Hepatite B
A Gerência de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem colocando em prática uma importante medida para prevenir a transmissão vertical – da mãe para o bebê, no momento do parto – do vírus da Hepatite B. Técnicos capacitam profissionais das maternidades para implantação efetiva da testagem rápida pra Hepatite B nas instituições hospitalares conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió
Atuando conjuntamente, a técnica responsável pelas ações relacionadas à transmissão vertical do HIV e da Sífilis da SMS, Suely Rodrigues, e a gerente de Prevenção e Controle das ISTs no município, Mardjane Lemos, têm visitado as maternidades de Maceió, sensibilizando, orientando e supervisionando as condições para a implantação do teste rápido para Hepatite B nesses locais.
“Essa medida é importante na prevenção da transmissão vertical do vírus da doença, pois sua detecção antes do parto permite a adoção de outros procedimentos, como o uso da vacina e de imunoglobina nas primeiras horas de vida do recém-nascido, impedindo que ele venha a desenvolver a Hepatite Crônica, como ocorre em 90% dos casos em que há a transmissão”, afirma Mardjane Lemos.
Paralelamente, os técnicos Suely Rodrigues e Samuel Delane também vêm realizando capacitações para os profissionais das maternidades, visando a implantação efetiva da testagem rápida pra Hepatite B nas instituições hospitalares conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió.
As capacitações já foram realizadas nas maternidades Nossa Senhora da Guia, do Hospital Universitário, do Hospital do Açúcar e Santa Mônica, sendo sempre direcionadas aos profissionais de medicina e enfermagem dessas instituições. Além destas, a maternidade Nossa Senhora de Fátima também já passou por sensibilização e supervisão.
Últimas notícias
Publicada lista provisória de isenção de taxa do concurso da PMAL para candidatos com TEA
Influencer que diz ter visto ovni filma encontro entre a Lua e Vênus
Cadáver com sinais de violência é encontrado às margens da rodovia BR-416 em Colônia Leopoldina
Vídeo de IA com Endrick implorando a Ancelotti para jogar viraliza
Cibele Moura destina R$ 200 mil para construção de academia da saúde em Poço das Trincheiras
Prefeitura flagra descarte irregular de resíduos e aciona PM em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
