Alagoas notifica cinco mortes suspeitas por gripe H1N1
Dos 102 municípios alagoanos, somente 67 atingiram a meta do Ministério da Saúde (MS) para a campanha da vacinação 2017. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas ainda não atingiu a meta de imunizar 90% do público-alvo e já notificou 40 casos suspeitos do vírus H1N1. Dos 40 casos, cinco pessoas morreram, mas somente um caso foi confirmado o H1N1 como causa do óbito.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) na Sesau, Claudeane Nascimento, Alagoas vacinou 88% do público e como ainda não atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) vai seguir vacinando até o fim do estoque.
“A orientação para os municípios é continuar vacinando, principalmente porque as pessoas inclusas no público-alvo são as que mais adoecem e desenvolvem complicações sérias, inclusive morrem, por conta do vírus da gripe. Quanto mais perto o Estado chegar da meta, menos pessoas serão acometidas pelo vírus diminuindo a possibilidade de surto ou epidemia”, detalhou.
Conforme a coordenadora, o final de maio e o mês de junho correspondem ao pico de maior sazonalidade do vírus. “É uma doença Imunoprevenível e as pessoas têm que tomar a vacinar para se prevenir, agregar anticorpos suficientes e não contraírem a doença. Estudos comprovam que as vítimas mais graves do vírus são as pessoas que estão dentro do público-alvo, por isso a importância da imunização”, alertou.
Em 2016, Alagoas notificou cerca de 200 casos suspeitos e registrou 30 mortes causadas pelo vírus H1N1.
Veja também
Últimas notícias
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Maio Amarelo: SMTT Penedo realiza blitz educativa para promover a conscientização
Deputado Federal Fabio Costa se destaca por atuação em defesa de pessoas com deficiência em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
