Saúde

AL: Vacinação contra gripe não atinge meta e campanha é prorrogada até 9 de junho

Prorrogação tem como objetivo atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo da campanha

Por 7 Segundos Maceió 27/05/2017 07h07
AL: Vacinação contra gripe não atinge meta e campanha é prorrogada até 9 de junho
Vacina contra gripe - Foto: Samuel Alves/Ascom Prefeitura

Programada para ser encerrada nessa sexta-feira (26), em todo o país, a campanha de vacinação contra a gripe não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) e foi prorrogada até o dia 9 de junho. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a meta miníma estipulada pelo MS, correspondia a 90% do público-alvo, mas apenas 67% das pessoas procuraram as unidades de saúde e postos volantes no Estado para se vacinar.

De acordo com o último balanço divulgado pela Sesau, Alagoas precisa vacinar 648.688 pessoas do público-alvo representado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas com até 45 dias pós parto, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (na faixa etária dos 3 aos 59 anos, mediante apresentação de comprovação médica) e professores das redes pública e privada. 

Em Alagoas, a Sesau confirma que, de janeiro até o dia 25 de maio deste ano, foram registrados 37 casos suspeitos de Influenza. Deste total, nove foram descartados e há um óbito sob investigação. Ainda segundo o órgão, as três cidades que mais vacinaram foram Barra de São Miguel (99,48%), Igaci (96,18%) e Japaratinga (95,18%). Por outro lado, os municípios que menos vacinaram até o momento foram Palmeira dos Índios (45,68%), Palestina (36,68%) e Novo Lino (33,34%).

“Nossa meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, garantindo uma cobertura vacinal satisfatória, como a de 2016, que alcançou 96%. Com isso, atingiremos o objetivo da campanha, de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nessa população, que apresenta um quadro de maior suscetibilidade à doença”, afirma a gerente de Imunizações da Secretaria Municipal de Ssaúde (SMS), Eunice Amorim.

As pessoas que irão se vacinar devem portar o Cartão Nacional de Vacinação. No caso dos trabalhadores da saúde o contracheque e/ou carteira da entidade a que representa o profissional (exemplo: médico, deve portar a carteira do Cremal ou da Sociedade de Medicina com o CRM). No caso dos professores o contracheque, os portadores de doenças crônicas um documento expedido pelo médico e as crianças menores de cinco anos a certidão de nascimento.

A gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.