Ministério Público pede a realização de concurso público para o IMA/AL
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, ajuizou uma ação civil pública de obrigação de fazer para que o Estado realize concurso público e preencha vagas do quadro de servidores efetivos do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Na mesma ação, o órgão ministerial pede, com caráter de urgência, a devolução de todos os funcionários públicos que estejam cedidos à instituição ambiental de forma irregular.
Segundo os autos, o quadro funcional do IMA é composto por 56 servidores efetivos do quadro suplementar, 17 cedidos por outros órgãos públicos estaduais, 34 cargos comissionados e 54 consultores contratados através de convênios firmados com empresas privadas e instituições da administração indireta federal e estadual.
“São 161 profissionais desenvolvendo algum tipo de função no IMA. Desses, 65,22% são estranhos ao quadro de servidores de carreira do Estado. Ou seja, não são concursados. Além disso, inexistindo a realização de concurso público para provimento dos cargos já existentes e não providos, há forte tendência no incremento no percentual de funcionários que não fazem parte da carreira do órgão”, expôs a promotora de Justiça Cecília Carnaúba.
A promotora de Justiça Maria Cecília Carnaúba decidiu pedir o retorno ao órgão de origem de todos os servidores cedidos ao IMA, inclusive dois da Secretaria de Educação do Estado. Na concepção da titular da 19ª Promotoria de Justiça a decisão é para evitar a continuidade de danos irreparáveis ao bom funcionamento do serviço público.
A ação foi movida após conclusão do inquérito civil público, instaurado em março de 2016, pela 19ª Promotira de Justiça após provocação dos promotores de Justiça Alberto Fonseca e Lavínia Fragoso, onde foi mostrada a necessidade da realização do concurso público para o preenchimento do quadro especializado do IMA, com pessoas devidamente habilitadas e que detenham competência administrativa de acordo com a finalidade do Instituto..
O quadro de servidores efetivos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi reestruturado pela Lei Estadual nº 6.340/2020, que dita as regras para as finalidades e competências do órgão, vinculado à Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Naturais (Semahr).
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
