Secretária de Prevenção à Violência presta esclarecimentos sobre a Rede Acolher

Atendendo a uma solicitação do deputado Bruno Toledo (PSDB), a secretária de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt, compareceu a Assembleia Legislativa para esclarecer questões relativas à Rede Acolher, que é uma rede de instituição que oferece acolhimento gratuito e voluntário a homens, mulheres e crianças, acima de 12 anos de idade, que são usuários de substâncias psicoativas. A rede é organizada e patrocinada em parte pelo Governo do Estado. A secretária também foi questionada sobre uma nota emitida pela Arquidiocese de Maceió, denunciando a utilização da rede de acolhimento de forma político partidária e com fins eleitoreiros.
Bruno Toledo disse que considerou a nota do arcebispo extremamente contundente e preocupante, por isso trouxe essa pauta para a Assembleia Legislativa, já que a rede de acolhimento é custeada com recursos do Fecoep (Fundo de Erradicação da Pobreza). O deputado se mostrou bastante preocupado com a não instalação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. “Fiquei feliz com a participação dos deputados e da secretária nesta reunião e espero que após essa conversa com a secretária eu tenha contribuído com o debate e com a política pública de acolhimento”, destacou o deputado defendendo a instalação imediata do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, desativado no atual Governo. Esta instalação também foi defendida por vários deputados presentes à reunião.
A secretária Esvalda Bittencourt classificou como positiva a reunião e respondeu os questionamentos apresentados pelo deputado Bruno Toledo. Ela descartou que a secretaria esteja sendo usada politicamente. Ela também explicou como funciona a Rede Acolher que espelha a abordagem humanizada do usuário de drogas, buscando não só ajudá-lo a recuperar-se da dependência química, mas também resgatar valores e princípios. “Essa rede existe desde 2009 e hoje somos referência para outros estados. É motivador ver outros estados, como Tocantins e Sergipe, se espelharem em Alagoas, sem contar que recebemos visitas de representantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco”, disse.
Participaram ainda da reunião os deputados Ronaldo Medeiros (PMDB), Rodrigo Cunha (PSDB), Carimbão Júnior (PHS), Isnaldo Bulhões (PMDB), Francisco Tenório (PMN), Gilvan Barros Filho (PSDB), Ricardo Nezinho (PMDB). Estavam presentes também o padre Valfran dos Santos, representando a Igreja Católica, e o advogado Roni Teixeira, representando a OAB/AL.
Veja também
Últimas notícias

Maceió: Ministério Público visita unidades Gigantinhos e detecta irregularidades

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'

Atenção aos sinais: médico alerta para dores que não devem ser ignoradas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
