Tambor Falante leva reflexões étnicas ao auditório do Rei Pelé

No próximo sábado (8), a partir das 15h, no auditório do Estádio Rei Pelé, acontece a terceira edição do projeto Tambor Falante: Refletindo, Debatendo e Transformando Realidades, dessa vez com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), por meio do Edital das Artes Eris Maximiano. O projeto, organizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, promove reflexões sobre o preconceito e a vulnerabilidade social em Alagoas e debate, nessa terceira edição, os desafios na atual conjuntura dos povos tradicionais.
Os facilitadores serão o mestre em História do Brasil e professor de História da Secretaria de Educação de Alagoas Zezito Araújo e a gerente de Articulação Social do Gabinete Civil do Governador e coordenadora do Comitê Institucional de Políticas para as Comunidades Tradicionais de Alagoas, Ednilsa Lima. O projeto, aberto ao público, é referência por reunir ativistas do segmento afro e lideranças de movimentos sociais, além de pesquisadores e estudantes. A banda Afro Afoxé encerrará as atividades com uma apresentação artística.
O processo será finalizado com a produção de um livro e de um DVD sobre os temas debatidos e terá, além dessa, mais quatro edições. Vinculado aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), que estão presentes em 14 estados do Brasil, o Anajô é uma organização não-governamental fundada em dezembro de 2005 e promove, desde então, atividades de formação sobre a história do Quilombo dos Palmares; pertencimento étnico; conjuntura sociopolítica da população afro-brasileira; ações de combate ao racismo e preconceitos correlatos.
Segundo a organizadora do projeto, Gilvaneide Santos, o Tambor Falante busca “a conscientização sociopolítica, a valorização do pertencimento étnico e dos saberes e tradições, além do diálogo e a troca de experiências de lideranças do movimento social negro”.
No próximo sábado (8), a partir das 15h, no auditório do Estádio Rei Pelé, acontece a terceira edição do projeto Tambor Falante: Refletindo, Debatendo e Transformando Realidades, dessa vez com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), por meio do Edital das Artes Eris Maximiano. O projeto, organizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, promove reflexões sobre o preconceito e a vulnerabilidade social em Alagoas e debate, nessa terceira edição, os desafios na atual conjuntura dos povos tradicionais. Os facilitadores serão o mestre em História do Brasil e professor de História da Secretaria de Educação de Alagoas Zezito Araújo e a gerente de Articulação Social do Gabinete Civil do Governador e coordenadora do Comitê Institucional de Políticas para as Comunidades Tradicionais de Alagoas, Ednilsa Lima. O projeto, aberto ao público, é referência por reunir ativistas do segmento afro e lideranças de movimentos sociais, além de pesquisadores e estudantes. A banda Afro Afoxé encerrará as atividades com uma apresentação artística. O processo será finalizado com a produção de um livro e de um DVD sobre os temas debatidos e terá, além dessa, mais quatro edições. Vinculado aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), que estão presentes em 14 estados do Brasil, o Anajô é uma organização não-governamental fundada em dezembro de 2005 e promove, desde então, atividades de formação sobre a história do Quilombo dos Palmares; pertencimento étnico; conjuntura sociopolítica da população afro-brasileira; ações de combate ao racismo e preconceitos correlatos. Segundo a organizadora do projeto, Gilvaneide Santos, o Tambor Falante busca “a conscientização sociopolítica, a valorização do pertencimento étnico e dos saberes e tradições, além do diálogo e a troca de experiências de lideranças do movimento social negro”.
Veja também
Últimas notícias

Gasolina recua no início de agosto após nova proporção de etanol (E30) entrar em vigor

Fotógrafo da Globo é preso por tentativa de assassinato em frente à emissora

FPI do São Francisco visita Pau Ferro, a mais nova comunidade quilombola certificada em Alagoas

Veículo é destruído por incêndio no bairro Mangabeiras, em Maceió

Homem é preso em Joaquim Gomes com motocicleta roubada e reage à abordagem da polícia

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e ameaçá-la com faca em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
