Secretário de Cultura Lazer e Juventude de Arapiraca participa de audiência pública na ALE
O secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, Silvestre Rizzattto, participou na manhã e início da tarde de quarta-feira (31), da audiência pública “Políticas públicas destinadas ao desenvolvimento cultural de Alagoas” proposta pelo deputado estadual Rodrigo Cunha(PSDB).
O evento foi realizado na Assembleia Legislativa e contou com a presença da secretária da Cultura do Estado, Melina Freitas e de Marcos Sampaio, representando o prefeito Rui Palmeira, além de outros gestores municipais de cultura e vários representantes de movimentos artísticos e culturais do estado. A audiência proporcionou um rico debate entre o poder público e a sociedade civil organizada.
O secretário Silvestre Rizzatto destacou a importância da implantação de secretarias de cultura nos municípios alagoanos e sua institucionalização, alinhando-se com as propostas contidas no Plano Nacional de Cultura. Frisou que a visão governamental não pode ser limitada sobre mestres, artistas, artesãos, produtores de cultura local, assim como no que diz respeito a demanda consumidora de produtos/serviços culturais existentes, mas também no aspecto do todo cultural e na identidade cultural de cada região. “Sabemos que a cultura em alguns municípios é apenas um departamento ou até uma coordenação associada a outra secretaria, e isso não apenas torna frágil a valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais, mas também compromete a identidade cultural do município, além de seu desenvolvimento social e econômico, porque a cultura está intrinsecamente ligada a esses dois fatores”, finalizou.
A tribuna foi utilizada por dezenove participantes que colocaram inúmeras pautas reivindicativas ao poder executivo e legislativo, porém o assunto unânime foi a urgência de uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A representante do MOVA – Movimento Cultural Alagoano, Nina Magalhães, em seu discurso sobre o fomento à cultura através de fontes e modos de financiamentos, foi enfática na importância do Fundo Municipal de Cultura e da ampla discussão com todos os setores culturais na construção da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Após o evento o secretário Silvestre Rizzatto fez inúmeros contatos para futuros projetos. Entre eles com o cantor alagoano Geraldo Cardoso, com o vereador de Maceió Lobão (defensor da bandeira do rock), com o ator Chico de Assis, que em breve estará em Arapiraca ministrando curso de atores através da parceria entre Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca e Secretaria de Cultura do Estado, e com a coordenadora regente do Coretfal, no sentido de viabilizar a realização de um encontro de corais em Arapiraca.
Encontro Alagoano de Gestores de Cultura
Arapiraca marcou presença no Encontro de Gestores de Cultura, no dia 26.04, no Misa, em Maceió. O evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado teve como principal objetivo apresentar a estrutura operacional, áreas de atuação, objetivos estratégicos das superintendências da SECULT e o cronograma de atividades voltadas ao bicentenário de emancipação política de Alagoas.
Durante o evento a secretária Melina Freitas ressaltou a abertura de diálogo e parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado e os gestores municipais de cultura. O secretário Silvestre Rizzatto, ao fazer uso da palavra, frisou a importância do momento para o cenário cultural alagoano. “A presença de cinquenta e três municípios no evento deixa claro o interesse dos gestores em efetivamente ter maior participação em ações culturais apoiadas pelo estado”, comentou Rizzatto.
Silvestre, também colocou a importância da SECULT realizar capacitação em editais visando orientar os gestores e produtores culturais na leitura e interpretação correta dos editais lançados pelo governo estadual. "Muitos municípios deixam de participar ou inscrever seus artistas, mestres, ou mesmo grupos por não entender a dinâmica colocada no processo, é importante que haja a participação de um número significativo de contemplados que representem os vários municípios alagoanos", finalizou.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
