Em Maceió, Prefeitura vai cobrar dívidas milionárias de impostos em cartório
Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Maceió deu um novo passo na gestão de tributos com o início da cobrança de impostos via cartório. Inicialmente, serão cobrados 56 devedores, o equivalente a R$ 4 milhões de débitos com a Secretaria Municipal de Economia (Semec). O trabalho para a recuperação fiscal será realizado em parceria com a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg), que recebeu hoje da Prefeitura 56 Cobranças de Dívidas Ativas (CDA’s).
Segundo o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, apesar de nova em Alagoas, a prática tem apresentado êxito em outras capitais do Brasil. “Nós queremos recuperar o que é devido e fazer justiça fiscal. Ao invés de aumentar as cargas tributárias, a Prefeitura está buscando aqueles que não estão cumprindo suas obrigações com a sociedade”, explicou.
A cobrança via cartório será aplicada a grandes devedores que, em Maceió, vão desde instituições privadas de ensino até bancos e construtoras. “Todos são conhecedores dos valores que devem, mas valem-se dos prazos judiciais para protelar o cumprimento. A Prefeitura tem se esforçado para ofertar condições, inclusive com programas de descontos, mas os devedores não aproveitaram. Agora não nos resta alternativa, senão buscar a medida judicial”, ressaltou Mamede.
Com a medida, segundo o procurador-geral do Município, Diogo Coutinho, o devedor que não se regularizar terá o nome negativado. “O próprio STF (Supremo Tribunal Federal) entende a medida como legal e ela já está sendo praticada em outras cidades. Nós fizemos um levantamento e constatamos que é uma forma possível de recuperar recursos que são devidos há tempos”, complementou.
Últimas notícias
'Nunca falei com eles', Trump critica ONU em lançamento do Conselho de Paz
Oscar 2026 anuncia indicados nesta quinta-feira; Brasil tem boas chances em 9 categorias
Ministros do STF defendem envio do caso Master à 1ª instância como 'saída honrosa' para Toffoli
Ladeira Bonfim, no Jacintinho, é interditada nesta quinta em Maceió
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões
Militar atropelado por caminhão em Arapiraca morre no dia do aniversário
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
