Renan Filho garante edital de concursos da PM e Bombeiros ainda este mês
Proposta prevê abertura de mil vagas para a Polícia Militar e 150 para o Corpo de Bombeiros
O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, anunciaram, na noite desta quinta-feira (20), em transmissão ao vivo (live) pelas redes sociais, que os editais dos concursos públicos para a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Alagoas serão publicados até o fim deste mês. Mil vagas vão ser ofertadas para soldados combatentes da PM e 150 para o CBM, sendo 140 para soldados e 10 para cadetes (oficiais).
Renan Filho fez o anúncio após a aprovação, nesta quinta-feira, pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), do projeto da Lei dos Concursos, que era apontado pelo Governo do Estado como único entrave para a publicação dos editais. O secretário Fabrício Marques explicou que a lei em vigor tornava a realização dos certames morosa e dispendiosa. Já a nova legislação é mais simplificada.
“A lei que tínhamos tornava o concurso moroso. O tempo para executá-lo era maior e com todas as alterações aprovadas hoje pela Assembleia Legislativa, teremos um concurso mais célere. A aprovação foi muito importante para termos um concurso seguro, com custo razoável e com tempo ideal para fazê-lo acontecer”, explanou Fabrício Marques.
O projeto aprovado nesta quinta-feira já se encontra em poder do Executivo que o remeterá a avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
“A Procuradoria vai avaliar a parte jurídica e acreditamos que até o final do mês o Estado terá condições de publicar os editais”, acrescentou Marques. O governador agradeceu ao Legislativo pela aprovação.
“Gostaria de agradecer à Assembleia Legislativa, ao presidente Luiz Dantas, e a todos os deputados estaduais que colaboraram na discussão desse projeto e votaram hoje, mesmo no recesso parlamentar, um projeto tão importante para que a gente publique o edital. É como sempre digo: siga estudando, porque nada substitui o seu tempo de estudo para você disputar bem essa vaga. Nossa responsabilidade é fazer um concurso decente, transparente e que selecione os melhores. É isso o que estamos fazendo”, declarou Renan Filho.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) assinou, na segunda-feira (17), o contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe) para organização e realização dos certames dos concursos públicos do CBM e da PM.
Últimas notícias
Mulher é presa após agredir sobrinho com pedaço de madeira no município de Piranhas
Secretaria de Fazenda tira dúvidas de contribuintes sobre envio de carnês do IPTU 2026
Rute Nezinho ministra palestras sobre combate à violência contra a mulher em instituições de acolhimento
Sindrádio/AL se reúne com direção da TV Asa Branca para tratar de sindicalização e Acordo Coletivo de Trabalho
Renan Filho desafia cúpula do MDB e descarta Temer como candidato à Presidência
‘Marina precisa aprender a perder’, dispara Heloísa Helena em crítica direta a ex-amiga
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
