Governador Renan Filho explica o que está faltando para publicar edital do concurso da PM de Alagoas
Em entrevista exclusiva ao repórter Jônatas Pedro, do portal 7 Segundos, na tarde dessa quinta-feira (20), em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, o governador Renan Filho (PMDB) foi questionado acerca da demora para sair o edital do concurso público da Polícia Militar do Estado de Alagoas.
A banca que vai realizar a prova já foi anunciada, Cespe, mas o edital não tem data marcada para sair, o que gera ansiedade em muitas pessoas que estão estudando para esse concurso.
O governador respondeu que depende apenas da aprovação de projeto que altera a lei de concursos. Renan Filho relatou que falou com o presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Dantas, e que a expectativa era de que o projeto fosse votado e aprovado ainda nessa quinta-feira (20).
“A Assembléia aprovando, a bola volta pra mim e eu publico o edital do concurso imediatamente” finalizou Renan Filho.
Após aprovação
O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, anunciaram, na noite dessa quinta-feira (20), em transmissão ao vivo (live) pelas redes sociais, que os editais dos concursos públicos para a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Alagoas serão publicados até o fim deste mês. Mil vagas vão ser ofertadas para soldados combatentes da PM e 150 para o CBM, sendo 140 para soldados e 10 para cadetes (oficiais).
Renan Filho fez o anúncio após a aprovação, nesta quinta-feira, pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), do projeto da Lei dos Concursos, que era apontado pelo Governo do Estado como único entrave para a publicação dos editais. O secretário Fabrício Marques explicou que a lei em vigor tornava a realização dos certames morosa e dispendiosa. Já a nova legislação é mais simplificada.
“A lei que tínhamos tornava o concurso moroso. O tempo para executá-lo era maior e com todas as alterações aprovadas hoje pela Assembleia Legislativa, teremos um concurso mais célere. A aprovação foi muito importante para termos um concurso seguro, com custo razoável e com tempo ideal para fazê-lo acontecer”, explanou Fabrício Marques.
O projeto aprovado nessa quinta-feira já se encontra em poder do Executivo que o remeterá a avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
“A Procuradoria vai avaliar a parte jurídica e acreditamos que até o final do mês o Estado terá condições de publicar os editais”, acrescentou Marques. O governador agradeceu ao Legislativo pela aprovação.
“Gostaria de agradecer à Assembleia Legislativa, ao presidente Luiz Dantas, e a todos os deputados estaduais que colaboraram na discussão desse projeto e votaram hoje, mesmo no recesso parlamentar, um projeto tão importante para que a gente publique o edital. É como sempre digo: siga estudando, porque nada substitui o seu tempo de estudo para você disputar bem essa vaga. Nossa responsabilidade é fazer um concurso decente, transparente e que selecione os melhores. É isso o que estamos fazendo”, declarou Renan Filho.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) assinou, na segunda-feira (17), o contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe) para organização e realização dos certames dos concursos públicos do CBM e da PM.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
