IMA alerta para irregularidades nas Estações de Tratamento de Efluentes de Maceió

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) alertou nesta sexta-feira (04), que os empreendimentos com irregularidades no funcionamento de Estações de Tratamento de Efluentes comprometem o meio ambiente e são passíveis de autuações e interdições.
Dois exemplos recentes de autuações por falta de licença ambiental aconteceram em Maceió, entre os bairros do Sítio São Jorge e Jacarecica, e em Marechal Deodoro, na Barra Nova.
O condomínio, localizado em Maceió, recebeu duas autuações: uma por lançar efluentes não tratados em solo exposto, com multa de R$ 12.145 mil, e a segunda, por funcionar ETE sem licença ambiental, com multa no valor de R$ 29.958,80.
As ETEs são utilizadas como alternativas para tratamento e destinação dos efluentes gerados em empreendimentos diversos. Entretanto, a construção e operação dos equipamentos devem acontecer observando a legislação ambiental.
“O licenciamento ambiental é um ato administrativo de suma importância, pois permite ao órgão ambiental competente estabelecer as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas, para localizar, instalar, ampliar e operar as estações, que são consideradas atividades efetiva e/ou potencialmente poluidoras do meio ambiente”, expliou Ermi Ferrari, gerente de Licenciamento do IMA.
Segundo o gerente, o processo segue o rito normal, com emissão de Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, com documentação que varia conforme a fase.
Para requerer é preciso apresentar os documentos básicos e projetos, memoriais de cálculo, estudos, planos, anotação de responsabilidade técnica dos responsáveis pelos projetos e a operação da ETE.
As taxas vão depender do porte e potencial poluidor do empreendimento e o prazo de análise também depende da complexidade do empreendimento e, principalmente, se toda a documentação exigida foi atendida e apresentada pelo interessado.
Veja também
Últimas notícias

Idoso que trafegava de bicicleta é atropelado por caminhonete em Arapiraca

Advogado é suspeito de solicitar valores para beneficiar partes em processos judiciais no TJAL

Mãe que matou bebê Ana Beatriz pode ter mantido corpo refrigerado antes da polícia encontrar

Veja como ficou o carro do goleiro Rossi após tentativa de assalto com tiros na Linha Amarela

Polícia investiga possível instigação moral de pai no caso de irmãos que mataram homem com foice

'Em Maceió, os Direitos básicos só chegam por ordem judicial', diz Teca Nelma durante sessão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
