Tentativa de estelionato se espalha em e-mails de estudantes e docentes da Ufal
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (18), orientando alunos e docentes da instituição sobre um suposto e-mail fraudulento que esta circulando na comunidade. Na mensagem veiculada pelo endereço [email protected], o autor divulga uma suposta seleção para prestadores de serviço.
A mensagem, no entanto, está sendo utilizada com intuito de coletar informações pessoais e obter vantagens financeiras. A Gestão da Ufal esclareceu que as mensagens enviadas não são de autoria do pró-reitor Alejandro Cesar Frery Orgambid nem de outros membros da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. A orientação é para desconsiderar e marcar como spam.
Medidas legais no sentido de investigar os responsáveis, desativar a conta e coibir golpes desta natureza já estão sendo tomadas pela Procuradoria da Universidade. Os coordenadores, diretores de unidades acadêmicas foram alertados sobre a situação por meio de circular interna.
Phishing
Esse tipo de golpe é caracterizado como phishing, quando os estelionatários tentam obter dados como RG, CPF e informações financeiras. Bancos e órgãos públicos nunca pedem o envio de senhas, dados pessoais ou solicitam pagamento de taxas por e-mail. Por isso, a Gestão da Ufal orientou que, ao receber mensagens desta natureza, o usuário desconfie e não clique em links ou preencha formulários enviados.
Veja também
Últimas notícias
Lula convida deputados para Índia, mas parlamentares preferem Carnaval
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Defesa de Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar após laudo de peritos da Polícia Federal
[Vídeo] Família que perdeu casa em incêndio mobiliza campanha para reconstruir imóvel em Arapiraca
Vacina que previne bronquiolite em recém-nascidos chega a Palmeira dos Índios
Colisão entre veículos deixa motoqueiro ferido na rodovia AL-105
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
