Maceió é a primeira capital com tradução para libras no Portal da Transparência
O Portal da Transparência de Maceió já conta com serviço de tradução para Libras, a língua brasileira de sinais. Com a ajuda do tradutor virtual Hugo, da Hand Talk (Mãos que Falam), um intérprete 3D, todas as informações contábeis e financeiras da Transparência da Prefeitura de Maceió, incluindo consultas em tabelas, já podem ser acessadas em tempo real por usuários com deficiência auditiva. A inclusão do intérprete virtual foi possível após a assinatura do contrato entre a empresa Hand Talk e a Secretaria de Controle Interno de Maceió (SMCI).
O acesso é simples. Basta que o usuário utilize o ícone localizado ao lado da tela, em formato de mãos. A disponibilização desta ferramenta faz de Maceió a primeira capital a ter portal da transparência disponível para o público surdo. Com isso o município também cumpre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

“Estamos cumprindo um compromisso. Queremos atingir todos os públicos e chegar a quem tem direito de saber o que o governo faz pelos seus cidadãos. A informação deve estar acessível a todos”, disse o Secretário de Controle Interno, Neander Teles.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 360 milhões de deficientes auditivos. Destes, 9,7 milhões, segundo dados do Censo IBGE 2010, estão no Brasil. A estimativa é que em todos os estados da federação, a população deficiente auditiva gire em torno de 5%. A maioria dos surdos não compreende bem o português e comunicam-se exclusivamente por meio de Libras.
Prata da casa
O tradutor para libras da Hand Talk, uma empresa genuinamente alagoana, é uma ferramenta premiada como a solução mais inovadora do Brasil (2012), o melhor aplicativo social do mundo em 2013 e a Startup mais inovadora da América Latina, em 2014.
Hand Talk
Para o Portal da Transparência (http://www.transparencia.maceio.al.gov.br/) a ferramenta prevê a cobertura de até 40 mil traduções mensais promovendo mais interação entre a Prefeitura de Maceió e os usuários surdos, garantindo-lhes acesso à informação qualificada para o exercício da cidadania.
Ronaldo Tenório, co-fundador e CEO da Hand Talk, avaliou a importância da participação do Hand Talk no Portal de Transparência de Maceió. “É um grande passo para tornar o portal ainda mais transparente para milhões de cidadãos que necessitam obter informação acessível em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
