Maceió é a primeira capital com tradução para libras no Portal da Transparência
O Portal da Transparência de Maceió já conta com serviço de tradução para Libras, a língua brasileira de sinais. Com a ajuda do tradutor virtual Hugo, da Hand Talk (Mãos que Falam), um intérprete 3D, todas as informações contábeis e financeiras da Transparência da Prefeitura de Maceió, incluindo consultas em tabelas, já podem ser acessadas em tempo real por usuários com deficiência auditiva. A inclusão do intérprete virtual foi possível após a assinatura do contrato entre a empresa Hand Talk e a Secretaria de Controle Interno de Maceió (SMCI).
O acesso é simples. Basta que o usuário utilize o ícone localizado ao lado da tela, em formato de mãos. A disponibilização desta ferramenta faz de Maceió a primeira capital a ter portal da transparência disponível para o público surdo. Com isso o município também cumpre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

“Estamos cumprindo um compromisso. Queremos atingir todos os públicos e chegar a quem tem direito de saber o que o governo faz pelos seus cidadãos. A informação deve estar acessível a todos”, disse o Secretário de Controle Interno, Neander Teles.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 360 milhões de deficientes auditivos. Destes, 9,7 milhões, segundo dados do Censo IBGE 2010, estão no Brasil. A estimativa é que em todos os estados da federação, a população deficiente auditiva gire em torno de 5%. A maioria dos surdos não compreende bem o português e comunicam-se exclusivamente por meio de Libras.
Prata da casa
O tradutor para libras da Hand Talk, uma empresa genuinamente alagoana, é uma ferramenta premiada como a solução mais inovadora do Brasil (2012), o melhor aplicativo social do mundo em 2013 e a Startup mais inovadora da América Latina, em 2014.
Hand Talk
Para o Portal da Transparência (http://www.transparencia.maceio.al.gov.br/) a ferramenta prevê a cobertura de até 40 mil traduções mensais promovendo mais interação entre a Prefeitura de Maceió e os usuários surdos, garantindo-lhes acesso à informação qualificada para o exercício da cidadania.
Ronaldo Tenório, co-fundador e CEO da Hand Talk, avaliou a importância da participação do Hand Talk no Portal de Transparência de Maceió. “É um grande passo para tornar o portal ainda mais transparente para milhões de cidadãos que necessitam obter informação acessível em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
