Política

Lula elogia Renan Filho e destaca "coragem" do governador de estar à espera dele

O ex-presidente também fez elogios ao senador Renan Calheiros

Por 7Segundos\Maceió com UOL 23/08/2017 08h08
Lula elogia Renan Filho e destaca  'coragem' do governador de estar à espera dele
Lula ao lado de Renan Calheiros e Renan Filho - Foto: Cortesia

Lula iniciou seu discurso ao chegar na cidade histórica de Penedo, baixo São Francisco, alagoano, elogiando a recepção e citando a "coragem" de Renan Filho de estar à espera dele. "Normalmente, um governador se tiver medo do governo federal não virá receber. Teu gesto de independente é muito importante", afirmou.

Esse foi o segundo Estado em que Lula é recebido por um governador do PMDB. Em Sergipe, ele foi recepcionado pelo governador Jackson Barreto, o que causou mal-estar com sindicalistas e uma ala mais radical do PT.

O ex-presidente também fez elogios ao senador Renan Calheiros, a quem classificou como leal durante todo o seu governo. "Nos oito anos em que fui presidente, o Renan sempre foi, como presidente do Senado, uma pessoa que nos ajudou a votar tudo para melhorar a vida do povo brasileiro. Parabéns pela postura e seu comportamento contra as reformas --que não são reformas, são demolições dos direitos do trabalhador", afirmou.

Renan, na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado, votou a favor do afastamento da presidente. O tema não foi tocado por nenhum deles no palanque. Nem Renan pai nem filho deu entrevistas.

Alvo de cinco processos judiciais e uma condenação pelo juiz Sergio Moro, Lula voltou a alegar inocência e tecer críticas às investigações. "Todos sabem o que está acontecendo comigo. E no dia que provarem um erro meu, eu terei a coragem de vir aqui pedir desculpas ao povo brasileiro. Não tinha coragem de mentir para a minha mãe, não teria para o meu povo. Não querem é me ver voltar. Não sei se vou ser candidato, se o partido vai me indicar. Mas, se for, vou ganhar e vou provar para eles como a gente vai cuidar desse país", afirmou.