IMA flagra armas, munições e aves em cativeiro na Estação Ecológica de Murici

Durante operação de fiscalização na Estação Ecológica de Murici, equipes encontraram diversas irregularidades, como armas, armadilhas para captura de animais silvestres e aves mantidas em cativeiro. Ação foi mobilizada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) que contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Os fiscais e agentes encontraram e apreenderam 14 espingardas, seis trabucos, 60 munições, 27 aves, 45 gaiolas, 10 alçapões, 13 armadilhas para pegar tatus, além de duas motosserras. Segundo informações dos fiscais do IMA, que estiveram no local, todo o material apreendido pertencia a moradores da região.
A equipe do ICMBio lavrou cinco autos de infração, porque a ESEC é uma Unidade de Conservação federal. Essa primeira ação foi realizada na região leste da Estação, durante todo a quinta-feira (24). Entretanto, outras operações semelhantes serão realizadas para coibir a prática nociva, principalmente para a fauna silvestre. As datas não serão divulgadas para que o problema não seja mascarado.
A operação foi organizada e coordenada pela equipe do ICMBio que contou com técnicos do IMA – das gerências de Monitoramento e Fiscalização e de Fauna, Flora e Unidades de Conservação.
ESEC
A Estação Ecológica de Murici é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada através de Decreto Federal, em maio de 2001, abrangendo parte dos municípios de Murici, Messias e Flexeiras. Chama a atenção e desperta interesse internacional por causa da rica biodiversidade.
Segundo as informações reunidas pelo setor de Gestão de Fauna do IMA/AL, a região possui grande concentração de espécies da fauna de vertebrados terrestres e o maior número de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção no Estado de Alagoas.
O livro Unidades de Conservação de Alagoas: As Riquezas das Áreas Protegidas no Território Alagoano relata que “dentre os 160 táxons de aves considerados como ameaçados de extinção no Brasil (Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente nº03 de 27 de maio de 2003), a ESEC de Murici tem registros recentes de pelo menos 34 (além de mais duas não encontradas nos últimos anos), provavelmente a maior concentração de aves ameaçadas no país”.
Últimas notícias

Em rede nacional, Lula chama aliados de Trump de “traidores” e nega práticas desleais

Vereador Bero do Jardim é encontrado morto horas após assassinato em via pública

Prefeita Ceci acompanha início da Operação Tapa-Buraco em Atalaia

Doou dinheiro para motorista que forjou sequestro? Polícia orienta o que fazer

Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
