IMA flagra armas, munições e aves em cativeiro na Estação Ecológica de Murici
Durante operação de fiscalização na Estação Ecológica de Murici, equipes encontraram diversas irregularidades, como armas, armadilhas para captura de animais silvestres e aves mantidas em cativeiro. Ação foi mobilizada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) que contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Os fiscais e agentes encontraram e apreenderam 14 espingardas, seis trabucos, 60 munições, 27 aves, 45 gaiolas, 10 alçapões, 13 armadilhas para pegar tatus, além de duas motosserras. Segundo informações dos fiscais do IMA, que estiveram no local, todo o material apreendido pertencia a moradores da região.
A equipe do ICMBio lavrou cinco autos de infração, porque a ESEC é uma Unidade de Conservação federal. Essa primeira ação foi realizada na região leste da Estação, durante todo a quinta-feira (24). Entretanto, outras operações semelhantes serão realizadas para coibir a prática nociva, principalmente para a fauna silvestre. As datas não serão divulgadas para que o problema não seja mascarado.
A operação foi organizada e coordenada pela equipe do ICMBio que contou com técnicos do IMA – das gerências de Monitoramento e Fiscalização e de Fauna, Flora e Unidades de Conservação.
ESEC
A Estação Ecológica de Murici é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada através de Decreto Federal, em maio de 2001, abrangendo parte dos municípios de Murici, Messias e Flexeiras. Chama a atenção e desperta interesse internacional por causa da rica biodiversidade.
Segundo as informações reunidas pelo setor de Gestão de Fauna do IMA/AL, a região possui grande concentração de espécies da fauna de vertebrados terrestres e o maior número de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção no Estado de Alagoas.
O livro Unidades de Conservação de Alagoas: As Riquezas das Áreas Protegidas no Território Alagoano relata que “dentre os 160 táxons de aves considerados como ameaçados de extinção no Brasil (Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente nº03 de 27 de maio de 2003), a ESEC de Murici tem registros recentes de pelo menos 34 (além de mais duas não encontradas nos últimos anos), provavelmente a maior concentração de aves ameaçadas no país”.
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
