Deputado questiona investimentos no HGE durante sessão

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na tarde desta terça-feira (29), o deputado Rodrigo Cunha subiu a tribuna para contestar os investimentos do governo no Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo ele o problema não pode ser tratado pela casa que tem poder de fiscalizar, como uma “cortina de fumaça”, mas sim como um aspecto importante a ser resolvido.
O deputado que diz ter acompanhado a repercussão nacional do desabastecimento no HGE e as manifestações do Governador Renan Filho e do Secretário de Saúde Christian Texeira, criticou as atitudes do gestores diante do problema que não é novidade no estado.
“Desabastecimento do HGE: esse é o grande problema, e é isso que o gestor deve resolver e tornar publico. Veja o carimbo que o gestor tenta colocar na ex-secretaria de saúde, não é essa atitude que um gestor exemplar deve tomar, ele deve neste momento assumir a responsabilidade e tentar encontrar a solução, mas não arrumar culpados”, desabafou Cunha.
Há alguns meses, o deputado tem fiscalizado o orçamento do estado no portal da transparência, com o objetivo de entender os problemas da saúde do estado. Sua análise resultou na elaboração de três vertentes, que indicam os possíveis motivos para os atuais problemas encontrados no HGE.
O primeiro deles estaria no próprio Orçamento. A pesar de ser um assunto a ser discutido, Rodrigo descarta que esse seja o real problema para o desabastecimento, já que há investimento para a construção de cinco hospitais e itens considerados supérfluos por ele.
O segundo motivo para o problema também pode estar na Gestão, segundo o deputado, o governo reconhece isso, já que a Procuradoria do Estado já divulgou a situação calamitosa do HGE no Diário Oficial do Estado.
“Cerca de 4 meses depois que o governador assumiu as denuncias começaram, ele então foi no local e rotulou o problema com desabastecimento. Para mim são questões de escolha, ou pega o dinheiro do Fecoep e ajuda pessoas que não podem esperar 3 anos, ou se constroe novos hospitais”, comentou o deputado.
A última hipótese a ser discutida seria a corrupção. Ao analisar o portal da transparência, Rodrigo diz ter percebido que uma empresa foi contratada por 38 milhões reais ate hoje para abastecimento de insumos dos hospitais estaduais. Para ele, se a empresa não entregou nada nesse período há algo errado, porém se ela entrega um mapeamento do que eu falta nos hospitais a culpa é da gestão.
Para investigar as causas do problema do hospital, o deputado diz ter marcado uma audiência para próximo dia 12 de setembro,às 9 horas com a empresa contratada, o governo, secretarios, diretores e sindicatos.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Civil procura acusada de soprar fumaça de maconha na boca de cachorro

Filha de Flávia Alessandra diz ser hétero, mas admite 'bode de homem'

Prefeita Tia Júlia se reúne com servidores da Educação do setor de Transportes

Nota Fiscal Cidadã: Sefaz paga mais de R$ 44 mil em prêmios nesta sexta-feira (14)

Polícia Civil recupera 782 veículos roubados e devolve 609 aos proprietários

Alagoas é o terceiro Estado do país com maior execução da Política Nacional Aldir Blanc
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
