Procon autua supermercado por diferença de preços no caixa e gôndolas
Supermercado atacadista autuado tem dez dias para enviar defesa
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) realizou fiscalização em um supermercado do bairro da Mangabeiras, após denúncia anônima. A reclamação referente à diferenciação de preços entre o ofertado nas gôndolas e o valor cobrado no caixa foi constatada após a vistoria do órgão e o estabelecimento comercial foi autuado.
De acordo com o superintendente do Procon, João Neto, os consumidores devem estar atentos a esse tipo de prática e formalizar a denúncia, caso seja constatada a irregularidade.
“Estamos atentos ao cumprimento da legislação consumerista nesses estabelecimentos. Por ser um mercado que vende em grandes quantidades, é comum os consumidores acabarem deixando passar essa diferença. Orientamos que fiquem atentos e, se possível, levem os valores de cada item anotados para verificar ao passar no caixa”.
Em casos como este, a vistoria das equipes de fiscalização do Procon funciona da seguinte forma: os fiscais pegam de 60 a 80 itens aleatórios, de vários departamentos, e anotam os preços constados nas gôndolas. Após essa coleta, vão até o caixa e comparam com os valores. “Verificamos a divergência de preço em vários produtos e, por isso, autuamos o estabelecimento pela infração”.
O superintendente destaca ainda que o consumidor, ao verificar a diferenciação, tem o direito de pagar o menor valor entre eles, como garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“A importância de guardar o cupom fiscal também é vista em casos como esses. Caso o consumidor tenha pago o preço diferente e tenha percebido depois, é de direito o recebimento em dobro do que foi cobrado a mais. A nota fiscal é seu comprovante”, alertou João Neto.
Veja também
Últimas notícias
Celina Leão recebeu Michelle em aeroporto após prisão de Bolsonaro
Caiado é internado após arritmia cardíaca e passará por ablação
Flávio pede que apoiadores evitem PF e vão a vigília por Bolsonaro
Após 25 dias internado, morre quinto policial baleado em megaoperação no RJ
Homem armado e encapuzado invade cemitério e rouba moto de vigilante em Delmiro Gouveia
Homem é preso após tentar matar desafeto em via pública de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
