[Vídeo] Após denúncia, prefeitura promete reformar unidade de saúde no Jacintinho
Curto-circuito em ar-condicionado comprometeu os serviços na última segunda-feira (28)
Funcionários da Unidade Básica de Saúde José Araújo Silva, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, questionam a prefeitura municipal sobre a tão esperada reforma do Posto de Saúde. Além disso, na última segunda-feira (28), um curto-circuito na instalação elétrica de um ar-condicionado na sala de odontologia da unidade assustou os funcionários e comprometeu os serviços de saúde prestados à população.
De acordo com o funcionário da unidade, que preferiu não se identificar, o posto ainda não foi reformado, mesmo há dois anos atrás, a administração municipal ter colocado uma placa que diz o contrário. Fotos e vídeos compartilhados pelo WhatsApp do 7 Segundos, mostram a situação insalubre em que os funcionários e a comunidade estão expostos diariamente.
Paredes mofadas, infiltração, gambiarras nas instalações elétricas, extintores com prazo fora da validade são algumas das irregularidades encontradas na unidade de saúde. Devido aos extintores estarem inutilizavéis, no dia em que ocorreu o incêndio, os funcionários relataram que tiveram que jogar um pano úmido para controlar o fogo. Além disso, um curto-circuito há dias atrás comprometeu a vacina.
Os funcionários relatam que já procuraram a Prefeitura de Maceió, apresentaram os problemas estruturais e solicitaram a reforma da unidade por diversas vezes, mas foram informados que até o momento nenhuma providência foi tomada.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Prefeitura de Maceió, enviou uma nota de esclarecimento onde afirma que uma equipe da Gerência de Administração de Serviços Gerais esteve na unidade de saúde e realizou o conserto necessário nas instalações elétricas afetadas pelo curto circuito do ar-condicionado da sala de odontologia.
A Gerência informou ainda que o atendimento na área será retomado assim que uma peça do aparelho danificado for substituída, o que deve ocorrer até a próxima sexta-feira. Ainda de acordo com a nota, a UBS está na lista de unidades definidas como prioridade para a realização de reforma no planejamento feito junto à Defesa Civil, aguardando apenas a redução do volume de chuvas na Capital para ser iniciada.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que uma equipe da Gerência de Administração de Serviços Gerais esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Araújo Silva e realizou o conserto necessário nas instalações elétricas afetadas pelo curto circuito do ar condicionado da sala de odontologia. A Gerência informa ainda que o atendimento nessa área será retomado assim que uma peça do aparelho danificado for substituída, o que deve ocorrer até a próxima sexta-feira.
A SMS informa que está ciente da necessidade de reparos na unidade, que teve os problemas de sua estrutura agravados pela ocorrência das fortes chuvas em Maceió. Esclarece, porém, que a UBS José Araújo Silva está na lista de unidades definidas como prioridade para a realização de reforma no planejamento feito junto à Defesa Civil, aguardando apenas a redução do volume de chuvas na Capital para ser iniciada.
Paralelamente, no entanto, a Gerência de Administração de Serviços Gerais vem fazendo pequenos reparos quando necessário, a exemplo da troca de telhas da unidade, realizada esta semana, que eliminou algumas infiltrações. As telhas foram danificadas pela ação de vândalos, que jogaram paralelepídedos no telhado da referida unidade.
Veja vídeo: