Renan Filho vai fornecer mais de 8 mil registros de imóveis da Carhp
Com a iniciativa do Governo, cidadãos alagoanos terão, de maneira gratuita, simplificada e ágil, o documento definitivo de suas casas
O Programa Moradia Legal 3 vai fornecer, gratuitamente, a entrega dos registros de 8.371 imóveis – na capital e interior do Estado - cujos financiamentos são administrados pela Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais (Carhp).
O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, no fim da tarde desta terça-feira (5), durante transmissão ao vivo (live), por meio das redes sociais (Instagram e Facebook).
“Pela primeira vez, por meio do Governo do Estado, os cidadãos terão, de maneira gratuita, simplificada e ágil, o documento de suas casas. Estamos abrindo mão de uma pequena parcela que a gente recebia para garantir a eles o direito de terem a casa própria com seu documento, dando mais transparência aos procedimentos, estando mais próximos e conectados com as suas necessidades”, declarou Renan Filho.
Ele esteve acompanhado, durante a transmissão, pelo diretor-presidente da Carhp, Fernando Hollanda, e o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques.
O ato normativo do Projeto Carhp, inserindo-o no programa Moradia Legal 3, foi assinado pelo governador na segunda-feira (4), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Praxedes.
O programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas – Moradia Legal 3 – possui grande alcance social, garantindo segurança jurídica na transferência dos bens, o acesso ao sistema de crédito e a valorização dos imóveis, pontuou Fernando Hollanda, lembrando que a direção da Carhp buscou solução para os diversos problemas oriundos da carteira imobiliária da antiga Companhia de Habitação Popular (Cohab).
De acordo com ele, graças ao trabalho conjunto entre o Governo do Estado, o Poder Judiciário, a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e a Carph, o objetivo foi alcançado: a outorga da escritura definitiva. A iniciativa contempla pessoas com menor poder aquisitivo e que têm a posse do imóvel há mais de cinco anos.
“Estamos há quatro meses trabalhando, junto com o coordenador do Programa, Carlos Cavalcante. Fizemos todas as análises técnicas para que pudéssemos celebrar o convênio. Isso é uma vitória para essas famílias, um sonho realizado: a conquista de ter o seu imóvel regularizado, a conquista do crédito, a valorização do bem”, destacou Hollanda, salientando que contemplar a Carhp no Programa Moradia Legal 3 foi um pedido do próprio governador ao Poder Judiciário.
Hollanda recordou, ainda, que a Companhia vem trabalhando regularmente com a Lei da Anistia (10.150/2000), que dita que os contratos assinados até 30/12/1987 com prestação em dia, terão direito ao perdão total das prestações a vencer.
Quanto aos imóveis transferidos a terceiros sem anuência da Carhp e/ou aqueles que não foram contemplados com a referida lei, serão beneficiados com até 100% de desconto na mora, pagamento à vista ou parcelado, com a devida regularização dos documentos e a concessão da escritura definitiva.
Na capital, estão carentes de regularização 6.210 imóveis distribuídos pelos conjuntos: Claudionor Sampaio (83 unidades), Frei Damião (571), Hamilton Moraes (121), J. Bruno Ferrari (356), Joaquim Leão (1.413), LR Paiva Lima (73), Projeto Mutirão (51), Virgem dos Pobres I (1.091), Virgem dos Pobres II (1.935), Vila Brejal (372), Miliciano I (72) e Eustáquio Gomes de Mello III (72).
No interior de Alagoas estão pendentes de regularização 1.161 imóveis nos conjuntos habitacionais Paulo D. Rodrigues, em Batalha (75 unidades); Silvio Amaral, em Major Izidoro (61); José G. de Andrade, em Pão de Açúcar (94); Rosete Andrade, em Penedo (340); Castelo Branco, em Pilar (71); José de Aquino Rocha, em Santana do Ipanema (167); Mário Guimarães, em São José da Laje (140); Alto do Redentor, em São Luís do Quitunde (52); e Nossa Senhora Mãe dos Pobres, em União dos Palmares (161). A estes, soma-se a Vila ABC com 1.000 imóveis.
Veja também
Últimas notícias
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher sofre tentativa de feminicídio após ser atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Olivença
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
