Obras da Bacia da Pajuçara e Linha Expressa serão concluídas em 120 dias
Novo Sistema de Esgotamento Sanitário reforça coleta de esgoto em Maceió
O secretário executivo da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Daniel Tenório, acompanhado de técnicos da pasta, visitou nessa terça-feira (19), as obras de interligação da Bacia da Pajuçara e Linha Expressa. O novo sistema faz parte do Programa Estadual de Esgotamento Sanitário que visa aumentar de 35% para 70% a cobertura de esgoto em toda a capital alagoana, além de deixar 100% contratada até 2018.
De acordo com o secretário executivo, o novo sistema será concluído em 120 dias e reforçará a coleta de esgotos em oito bairros de Maceió. “Essa obra é muito importante para a capital que sofre há bastante tempo com poucos investimentos na área de Saneamento Básico. A previsão é que dentro de aproximadamente 120 dias as obras de interligação sejam concluídas e o sistema já entre em operação, reforçando a coleta de esgotos dos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Stela Maris, Jatiúca e Pajuçara”, reforçou Daniel.
Daniel reforça ainda que as ligações clandestinas no Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade prejudicam o andamento da obra e que é preciso entender que a prática não só afeta o sistema, como ocasiona transbordamento de esgotos e leve dejetos para mares, rios e córregos.
Bacia da Pajuçara
O novo Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Pajuçara promete reforçar a coleta de esgoto em Maceió, comprometida pela saturação da atual rede coletora. Dessa forma, a Seinfra tem implantado uma rede paralela para a captação de dejetos. As duas tubulações dividirão a coleta de esgoto nos seis bairros capital. O novo coletor conduzirá o efluente à estação elevatória da Praça Lions, na Pajuçara.
Linha Expressa
Primeira obra de esgotamento sanitário com recursos exclusivos do Governo de Alagoas, a Linha Expressa é um complemento à Bacia da Pajuçara. Orçada em R$ 8,2 milhões, é será um reforço de 2.500 metros de tubulação para a antiga rede coletora da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A Linha Expressa irá conduzir o esgoto da estação elevatória da Praça Lions (Pajuçara) até a Avenida Treze de Maio (Poço), de onde seguirá para o emissário submarino.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
