Cidades

Fiscalização flagra irregularidades em vagas especiais

Por Redação com assessoria 22/09/2017 14h02
Fiscalização flagra irregularidades em vagas especiais
Fiscalização flagra irregularidades em vagas especiais - Foto: Secom Maceió

Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, nessa quinta-feira (21), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou uma operação em dois grandes shoppings da capital para combater os abusos cometidos por condutores que estacionam irregularmente nos locais reservados. Ao todo, 15 motoristas foram autuados durante a fiscalização.

“Ações desse tipo ajudam pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção e idosos a terem o seu direito garantido para deslocarem com maior facilidade dentro do estabelecimento comercial”, disse o supervisor de Fiscalização de Trânsito, Alison Lima.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em vagas destinadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem a credencial, é infração gravíssima e custa R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os cuidados na hora de estacionar em vagas reservadas de estabelecimentos comerciais devem ser tomados pelos próprios idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. “Para ter o seu direito garantido é necessário que todos possuam a credencial de estacionamento que precisa estar visível no para-brisa do veículo na parte de dentro”, explicou o supervisor.

Para fazer a credencial de estacionamento, os idosos com 60 anos ou mais deverão levar cópias dos documentos CPF, RG e comprovante de residência. Os locais de emissão são o setor de Cadastro e Recadastro da SMTT, localizado no Tabuleiro do Martins (ao lado do posto da Transpal do bairro) e na Central de Atendimento ao Cidadão Já! do shopping  localizado na Mangabeiras.