Operação da Lei Seca termina com três presos por embriaguez ao volante
Fiscalização também retirou de circulação 24 condutores por estarem conduzindo veículos sob a influência de álcool
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) por meio da equipe Lei Seca, participou na última sexta-feira (22) de uma grande operação que aconteceu de forma simultânea em todo Brasil, com o intuito de coibir a mistura de álcool e direção. A ação fez parte das comemorações alusivas à Semana Nacional de Trânsito (SNT).
Ao todo, 22 estados participaram da fiscalização simultânea coordenada pelo fórum permanente das Operações Lei Seca, composta por Alagoas em conjunto com o Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A ação também teve o apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND).
De acordo com dados fornecidos pela coordenação da operação Lei Seca Alagoas, durante a fiscalização, que aconteceu em três pontos localizados na parte baixa e alta da capital alagoana, 24 condutores foram autuados e retirados de circulação por estarem conduzindo veículos automotores sob a influência de álcool e três pessoas foram presas em flagrante.
Durante a operação, 602 veículos foram abordados e seus condutores revistados, 617 pessoas foram submetidas ao teste de alcoolemia, 16 condutores fizeram a recusa, cinco medidas administrativas foram registradas e quatro veículos foram removidos para o pátio do órgão.
“Promovemos essa grande operação para mostrar força e que estamos unidos no combate à violência no trânsito no tocante à alcoolemia. Precisamos trabalhar cada vez mais de forma integrada e essa é a primeira ação de maneira conjunta com todos os estados do Brasil buscando o mesmo propósito: a preservação de vidas”, assegurou o coordenador da operação em Alagoas, tenente Emanuel Costa.
Além de infrações referentes à Lei Seca, 19 pessoas inabilitadas foram abordadas conduzindo veículos, 96 infrações foram lavradas por motivos diversos e 24 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas.
Com a atualização do valor da multa e outras penalidades, quem for flagrado sob efeito de álcool é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima, com penalidade de multa (R$ 2.934,70) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado.
Veja também
Últimas notícias
Cachorros sentam à mesa para comer em casa no Piauí
Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas
Após o caso Leôncio, lobo-marinho mobiliza buscas e é encontrado morto em AL
JHC aposta em Eudócia e encara dilema entre Gaspar e Davi
Mãe e filha morrem por complicações da chikungunya em Alagoas
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 38 milhões nesta terça-feira
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
