Operação da Lei Seca termina com três presos por embriaguez ao volante
Fiscalização também retirou de circulação 24 condutores por estarem conduzindo veículos sob a influência de álcool
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) por meio da equipe Lei Seca, participou na última sexta-feira (22) de uma grande operação que aconteceu de forma simultânea em todo Brasil, com o intuito de coibir a mistura de álcool e direção. A ação fez parte das comemorações alusivas à Semana Nacional de Trânsito (SNT).
Ao todo, 22 estados participaram da fiscalização simultânea coordenada pelo fórum permanente das Operações Lei Seca, composta por Alagoas em conjunto com o Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A ação também teve o apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND).
De acordo com dados fornecidos pela coordenação da operação Lei Seca Alagoas, durante a fiscalização, que aconteceu em três pontos localizados na parte baixa e alta da capital alagoana, 24 condutores foram autuados e retirados de circulação por estarem conduzindo veículos automotores sob a influência de álcool e três pessoas foram presas em flagrante.
Durante a operação, 602 veículos foram abordados e seus condutores revistados, 617 pessoas foram submetidas ao teste de alcoolemia, 16 condutores fizeram a recusa, cinco medidas administrativas foram registradas e quatro veículos foram removidos para o pátio do órgão.
“Promovemos essa grande operação para mostrar força e que estamos unidos no combate à violência no trânsito no tocante à alcoolemia. Precisamos trabalhar cada vez mais de forma integrada e essa é a primeira ação de maneira conjunta com todos os estados do Brasil buscando o mesmo propósito: a preservação de vidas”, assegurou o coordenador da operação em Alagoas, tenente Emanuel Costa.
Além de infrações referentes à Lei Seca, 19 pessoas inabilitadas foram abordadas conduzindo veículos, 96 infrações foram lavradas por motivos diversos e 24 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas.
Com a atualização do valor da multa e outras penalidades, quem for flagrado sob efeito de álcool é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima, com penalidade de multa (R$ 2.934,70) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
