Alagoas salta da 23ª para 8ª colocação em ações de ciência e tecnologia no País
Ranking foi apresentado em Seminário que aconteceu em Brasília e compara os 26 estados da Federação
Um grande avanço para ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Estado. Alagoas, que ocupava a 23ª colocação em ações de popularização da ciência em 2015, agora alcança a 8ª colocação com mais de duas mil ações realizadas durante o ano de 2016 em Maceió e no interior do Estado.
Os dados foram divulgados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), durante o Seminário dos Coordenadores Regionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu em Brasília (veja o vídeo http://bit.ly/rankingsnct2016). O quadro compara os 26 estados da Federação, onde Alagoas se destaca, à frente de grandes Estados, a exemplo de São Paulo, que ocupou a 9ª colocação.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Regis Cavalcante, esse avanço só foi possível graças a um trabalho integrado do Comitê Gestor da SNCT, instituído o ano passado, que conta com o esforço de 38 instituições realizando atividades, projetos e ações que promovem a CT&I em Alagoas.
“Esse nosso trabalho em conjunto que envolve não só a secretaria, mas outros órgãos do Governo, instituições de ensino, setor produtivo e a sociedade civil, é essencial para popularização da ciência e tecnologia no nosso Estado, nos colocando numa posição muito favorável em nível nacional. Vale ressaltar que as ações não são desenvolvidas só durante a SNCT, mas o ano todo”, enfatiza o secretário.
Usando um comparativo em números, pode-se observar que as atividades, realizadas durante o ano de 2016, que contabilizaram mais de 2 mil ações espalhadas no Estado, superou de forma bastante significativa os anos anteriores, estes que apresentaram em 2014 e em 2015, 96 e 384 ações, respectivamente.
“Estamos na contramão da crise na área da ciência e tecnologia. Enquanto os outros estados recebem cortes do Governo, Alagoas ganha investimentos e cada vez mais atenção do governador Renan Filho, que reconhece a importância da área para o bom desenvolvimento do Estado e do povo Alagoano. Este ano, queremos ir mais além, conquistando mais espaço e superando 2016”, afirma Cavalcante.
SNCT 2017
Com o tema “A Matemática está em tudo”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas 2017 acontece de 23 a 29 de outubro e traz para a população uma semana de atividades gratuitas para diversos públicos. São cursos, palestras, oficinas, jogos, brincadeiras e atividades lúdicas que enveredam pelo universo da matemática, explorando o raciocínio lógico e abstrato, em várias áreas do conhecimento humano, como a física, biologia, química, engenharia, economia, administração de negócios, artes, agricultura e até a medicina, mostrando que a matemática está presente em diversas situações do nosso cotidiano.
Essas atividades são promovidas por um comitê gestor formado por 38 instituições e coordenado pela Secti. A programação completa já pode ser conferida no site www.snct.al.gov.br.
Interiorização
Com o intuito de que a ciência e a tecnologia chegue as outras cidades, além da capital Maceió, este ano o comitê expandirá as ações para outros municípios de Alagoas, como Arapiraca, que terá o IV Encontro de Matemática do Agreste Alagoano, Rio Largo com a Oficina de cálculos úteis para a área de Ciências Agrárias e Penedo, com a Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia (Cienitec).
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
