Governo rebate Unicef e diz que Alagoas reduziu a violência contra jovens em 2015
Pesquisa divulgada não retrata reversão de mortes em levantamento mais recente, diz SSP
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), rebateu o levantamento da Unicef, divulgado nesta quarta-feira (11), que retrata os índices de violência e aponta Alagoas como o segundo estado mais violento para adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos. De acordo com a SSP/AL, a pesquisa divulgada traz informações do ano de 2014 e não retrata reversão da curva de crescimento de mortes apontada pelo Ipea em levantamento mais recente.
Segundo a SSP/AL, as políticas públicas adotadas pelo governo a partir de 2015 nas áreas de Segurança, Educação, Esporte e inclusão produtiva e social tiveram impacto direto na redução do índice de homicídios entre jovens. No primeiro ano da gestão Renan Filho, segundo o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), divulgado em junho deste ano, foi registrada uma queda de 15,4% - a terceira maior redução do Brasil - na taxa de mortes por 100 mil jovens entre 15 e 29 anos.
Nos últimos dois anos, Alagoas conseguiu reverter a curva de crescimento nessa taxa de homicídios, que, de acordo com o Unicef, só crescia entre os anos de 2005 e 2014. “Embora o quadro retratado pelo Unicef seja lamentável, ele remete a uma realidade anterior. O Atlas mais recente do Ipea aponta que a violência contra jovens em Alagoas caiu 15,4% entre 2014 e 2015”, disse o governador.
Para Renan Filho, a articulação de diversas políticas públicas, não só focadas na Segurança, é o que vai sustentar a redução. “Temos mais policiais nas ruas, uma cobertura maior dos programas sociais, 35 escolas em tempo integral em funcionamento, o programa Juventude Empreendedora, e estamos substituindo as estruturas das polícias Civil e Militar pelos modernos Centros Integrados de Segurança Pública, os Cisps, com oito já em funcionamento e a meta de chegarmos a 20 até o final de 2017”, lembrou Renan Filho.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, ressalta que desde 2015 as forças policiais do Estado vêm trabalhando de forma integrada e com isso alcançando bons resultados. "Em 2014 Alagoas figurava como um dos estados mais violentos do Brasil, mas desde 2015 as ações de segurança vêm refletindo em redução de homicídios e de outras modalidades criminosas. A Segurança Pública de Alagoas vem realizando um forte trabalho para combater o crime organizado. A busca para reduzir crimes é diária e Alagoas vem avançando em relação aos demais estados do país", afirma.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
