Funerárias são autuadas por diversas irregularidades em fiscalização do Procon
Ação verificou cumprimento de normas do Código de Defesa do Consumidor
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) realizou uma fiscalização em onze estabelecimentos funerários dos bairros Centro e Prado, nessa sexta-feira (20), para verificar possíveis irregularidades no segmento de consumo ligado ao Dia dos Finados, celebrado no dia 2 de novembro.
Dentre os locais vistoriados foram autuadas as funerárias Santa Clara, São Lázaro e Pax União por falta de esclarecimento em relação ao serviço e a tabela de preços, onde não informava claramente o peso máximo. O fiscal Ricardo Dias explicou o motivo das notificações.
“De acordo com o Art. 6 do Código, deve-se apresentar claramente os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem. Coisa que não estava ocorrendo nesses casos”.
A operação se deu para a verificação dos seguintes aspectos: direito à informação, emissão de nota fiscal, precificação adequada dos produtos expostos; exposição do CDC em local visível e de fácil acesso; rotulagem; as condições de pagamento, entre outros. Os locais também receberam os adesivos do 151 em suas lojas.
O superintendente do Procon Estadual, João Neto, esclarece a importância da denúncia. “Caso o consumidor se sinta lesado, orientamos que solicite a nota fiscal para que seja apresentado no momento da queixa. A informação deve ser clara e precisa, principalmente no que é ou não incluso nos pacotes do serviço, juntamente com os preços”.
Os locais notificados têm dez dias para se adequar às normas e apresentar defesa junto ao órgão. Caso o cumprimento não ocorra, os estabelecimentos poderão responder a processo administrativo e até serem multados por conta da infração cometida.
Últimas notícias
Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado
Mega-sena acumula e prêmio principal vai para R$ 130 milhões
STJ suspende afastamento do secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes
[Vídeo] PF mira fraudes milionárias com mortes suspeitas de moradores de rua em AL
Polícia flagra homem com cocaína no município de Palmeira dos Índios
Integrante de torcida organizada do CRB briga com policiais e é preso com drogas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
