Cerca de 300 morrem de AVC por ano; Estado quer reduzir número de vítimas
HGE promove ação de prevenção ao AVC neste sábado, no Centro de Maceió
Com os sintomas facilmente identificáveis, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, ainda leva ao óbito muitas pessoas que sequer imaginaram desenvolver a doença. E como é na prevenção que se encontra a maior arma no combate a este mal, o Hospital Geral do Estado (HGE), por meio de técnicos da Unidade de AVC, promove neste sábado (28), das 8h às 12h, no Calçadão do Centro de Maceió, uma ação de prevenção à doença, considerada a que mais mata no mundo.
A atividade contará com serviços de aferição de pressão, medição de glicemia capilar, de Índice de Massa Corpórea (IMC) e circunferência abdominal, além de orientação especializada para as pessoas com risco de desenvolver a doença. Médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem participarão da ação.
Por meio da iniciativa, o HGE pretende reduzir o número de pessoas acometidas por AVC que procuram anualmente a unidade, segundo informou a neurologista Simone Silveira. Isso porque, todos os anos, mais de 1.500 pessoas vítimas de AVC são tratadas no HGE e cerca de 300 delas não resistem à doença, seja porque não chegam no tempo previsto para os cuidados específicos, que é de quatro horas e meia do momento do AVC, ou devido à gravidade do caso.
“A ação preventiva do HGE vem mostrando para a população a relevância da prevenção no combate à doença, assim como destaca que a identificação correta dos sintomas é o maior aliado das vítimas. Hoje, mais de 70% dos pacientes que entram na Unidade de AVC do HGE saem vivos, com sequelas mínimas. Identificar corretamente e precocemente os sintomas auxilia no tratamento”, explicou a neurologista Simone Silveira, coordenadora da Unidade de AVC, destacando que a procura pelo atendimento médico de emergência tem que ser visto como regra básica.
Tratamento Específico - A Unidade de AVC do HGE é referência em Alagoas, com uma proposta de cuidado multiprofissional para o tratamento emergencial da doença. “O foco da unidade é o tratamento do acidente vascular em seu estado agudo, nos primeiros 14 dias, considerados críticos. Assim que der entrada no HGE, com o AVC instalado em até 4 horas e meia, o paciente receberá o trombolítico (medicamento que dissolve o trombo que obstrui a artéria), que auxiliará a recuperação e minimizará possíveis sequelas”, explicou Simone Silveira.
Últimas notícias
Caso Marielle e Anderson: STF condena irmãos Brazão a 76 anos
Advogado sustenta que queda de criança foi acidente e questiona provas da acusação no júri
MPAL promove reunião com órgãos estaduais para discutir direitos humanos e cidadania nas escolas
IMA diz que mortandade de peixes em Jequiá da Praia foi provocada por ações humanas
Polícia Militar flagra extração irregular de minério durante Operação Onda Verde
Marginal do Piauí, com recursos articulados por Arthur Lira, impulsiona desenvolvimento em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
