PF cumpre mandados de busca e apreensão contra vereador e pessoas ligadas a ele
A Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas desencadeou, nesta quarta-feira, dia 1°, uma ação policial denominada “Pense Maceió”, onde foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva expedidos pela 3ª Zona Eleitoral do Estado de Alagoas, todos eles na capital alagoana.
A ação tem objetivo de instruir inquérito policial instaurado com a finalidade de apurar a suposta prática do crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral Brasileiro (veja abaixo), tendo em vista os indícios de oferecimento de serviços médicos e odontológicos gratuitos em troca de votos supostamente praticado por um vereador de Maceió, e por pessoas a ele relacionadas, durante a campanha eleitoral do ano de 2016.
Cerca de 30 policiais federais foram mobilizados para cumprimento das diligências. O parlamentar envolvido foi conduzido à sede da PF em Alagoas para prestar esclarecimentos.Também foram alvos da operação a sede da ONG investigada (saiba mais abaixo) e o gabinete do vereador na Câmara Municipal de Maceió.
Artigo 299 do código eleitoral:
"Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.
ONG
De acordo com a assessoria de comunicação da PF, as diligências realizadas até o momento demonstram que o parlamentar teria se utilizado das instalações de uma suposta entidade sem fins lucrativos, a qual tem como presidente pessoa vinculada ao seu gabinete há mais de dez anos.
Ainda segundo as investigações, os atendimentos médicos foram realizados constantemente no local durante a última campanha eleitoral de 2016, ocasião em que o então candidato comparecia diariamente à sede da ONG para pedir votos.
Também foi constatado que o consultório existente na sede da entidade, localizada no bairro do Vergel, foi fechado pouco mais de um mês após as eleições, sendo mais um indicativo de sua utilização para fins eleitorais.
Últimas notícias
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Espaço Mulheres Raízes incentiva inclusão social e revela novos talentos em Girau do Ponciano
Marcha global indígena em Belém cobra demarcação de territórios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
