Sargento da PM é expulso da corporação após cobrar propina em trânsito
Acusado foi flagrado por um colega de farda que o denunciou
Um sargento da Polícia Militar foi expulso da corporação, acusado de cobrar propina durante uma abordagem de trânsito em 2013, no trevo do Francês, em Marechal Deodoro. O resultado do julgamento da ação foi divulgado oficialmente na quarta-feira (22).
Na decisão consta que o 1º sargento da PM, D. P. da S., era o comandante da Guarnição Barra II e durante abordagem ao condutor de um veículo modelo Uno, de cor branca e placa MUP- 9450, teria negociado o pagamento de R$ 1.000,00 para liberar o condutor do suposto flagrante de embriaguez.
O caso ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2013, na rodovia Edval Lemos. Durante abordagem, o sargento determinou que o condutor - que terá a identidade preservada – descesse do veículo e afirmou que ele havia ingerido bebida alcoólica e dirigia de sandálias. O sargento exigiu a quantia de mil reais para liberar o acusado. Eles acertaram um ponto de encontro - um posto de combustíveis no Francês - onde o dinheiro foi sacado de um terminal eletrônico 24 horas. A viatura ficou estacionada na parte de baixo do viaduto que corta o trevo, enquanto o condutor realizava o saque.
O sargento, porém, acabou flagrado por um colega de farda, um tenente, que o impediu de concretizar a negociação e o denunciou à PM.
No despacho, o Comando da PM ressalta que em sentença lavrada no dia 12 de junho de 2013, pelo Juízo de Direito da 13ª Vara da Capital/Auditoria Militar, o sargento é acusado e condenado a uma pena de três anos de reclusão, em regime aberto, relativo ao mesmo fato, “o que atesta a conduta reprovável e reincidente do graduado,” diz o texto
Ao licenciar o sargento, o Comando da PM alega que “os atos do militar afetam o sentimento do dever, da honra pessoal e o decoro da classe.”
O relatório da ação do militar foi apresentado pelo Conselho Disciplinar da Polícia Militar e homologado pelo Comandante Geral, Marcos Sampaio Lima.
Procurada pela redação do 7Segundos a PM respondeu com brevidade sobre o assunto: “Informamos que todas as providências atinentes à situação foram tomadas pela corporação.”
Últimas notícias
Polícia Civil investiga morte de jovem decapitado em Porto Calvo
Operação policial deixa 64 mortos e é considerada a mais letal da história do RJ
Videomonitoramento da SSP identifica homem com mandado de prisão na Jatiúca
Banco Itaú encerra atividades em Palmeira dos Índios sem aviso prévio
Navegando na nova era: o impacto das criptomoedas no investimento moderno
Alfredo Gaspar denuncia “blindagem de criminosos” e pede prisão de empresário ligado ao Careca do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
