CEI dos Combustíveis conclui que há indícios de combinação de preços em Maceió
Relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Combustíveis foi publicado no Diário Oficial de Maceió
Foi publicado no Diário Oficial de Maceió (DOM), dessa segunda-feira (27), o relatório final da investigação que a Comissão de Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal vem fazendo desde maio deste ano sobre os preços dos combustíveis em Maceió.
O relatório final conclui que existem indícios de ilicitude na prática de combinação de preço de forma dolosa por donos de postos de combustíveis na capital. Mesmo com os indícios, a CEI também reconhece que não tem mecanismos suficientes e legais que tragam provas conclusivas para caracterização do que a nossa legislação prevê como Cartel.
"Os custos agregados ao produto foco deste relatório são altos quando comparados a outras capitais. Exemplo disso é o fato de eventualmente este produto (combustível) ser oriundo de transporte terrestre vindo de Pernambuco onerando o preço final do mesmo. A de se observar também que existe uma tributação elevada principalmente quando se trata das alíquotas cobras pelo Estado de Alagoas, além de um acumulo de taxas onerando ainda mais o valor final do produto (preço bomba)", diz a publicação.
A comissão informa que vai encaminhar o relatório, assim como todo o processo investigativo, de imediato e com urgência, para que sejam abertas novas investigações no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), na Polícia Federal (PF), na Câmara de Deputados Federais, na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Integram a CEI dos Combustíveis os vereadores José Márcio Maia (PSDB), Silvânio Barbosa, Samyr Malta (PSDC), Francisco Sales (PPL), Luciano Marinho (PTN), Silvânia Barbosa (PRB), Lobão(PP) e Antônio Hollanda (PMDB).
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura entregará Kits da 24ª Corrida da Emancipação de Arapiraca no Ginásio João Paulo II
Mais de 350 famílias de quilombolas conquistam o direito à água em Arapiraca
Veículo pega fogo e fica completamente carbonizado em Palmeira dos Índios
Dólar abre em queda após reunião entre Lula e Trump e com expectativa de acordo entre EUA e China
Câmeras de segurança registram execução de adolescente no Conjunto Rosane Collor, em Maceió
Educação: saiba como usar as notas individuais do Enem 2025 e confira as novidades
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
