CEI dos Combustíveis conclui que há indícios de combinação de preços em Maceió
Relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Combustíveis foi publicado no Diário Oficial de Maceió
Foi publicado no Diário Oficial de Maceió (DOM), dessa segunda-feira (27), o relatório final da investigação que a Comissão de Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal vem fazendo desde maio deste ano sobre os preços dos combustíveis em Maceió.
O relatório final conclui que existem indícios de ilicitude na prática de combinação de preço de forma dolosa por donos de postos de combustíveis na capital. Mesmo com os indícios, a CEI também reconhece que não tem mecanismos suficientes e legais que tragam provas conclusivas para caracterização do que a nossa legislação prevê como Cartel.
"Os custos agregados ao produto foco deste relatório são altos quando comparados a outras capitais. Exemplo disso é o fato de eventualmente este produto (combustível) ser oriundo de transporte terrestre vindo de Pernambuco onerando o preço final do mesmo. A de se observar também que existe uma tributação elevada principalmente quando se trata das alíquotas cobras pelo Estado de Alagoas, além de um acumulo de taxas onerando ainda mais o valor final do produto (preço bomba)", diz a publicação.
A comissão informa que vai encaminhar o relatório, assim como todo o processo investigativo, de imediato e com urgência, para que sejam abertas novas investigações no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), na Polícia Federal (PF), na Câmara de Deputados Federais, na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Integram a CEI dos Combustíveis os vereadores José Márcio Maia (PSDB), Silvânio Barbosa, Samyr Malta (PSDC), Francisco Sales (PPL), Luciano Marinho (PTN), Silvânia Barbosa (PRB), Lobão(PP) e Antônio Hollanda (PMDB).
Veja também
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
