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Comitiva de advogados alagoanos denuncia transtornos em voo da LATAM

Advogados devem entrar com ação indenizatória

Por 7Segundos Maceió 01/12/2017 10h10
Comitiva de advogados alagoanos denuncia transtornos em voo da LATAM
O 7Segundos tentou contato com a companhia aérea, sem sucesso - Foto: Google

Uma comitiva de advogados alagoanos deve entrar com ação indenizatória contra a companhia área LATAM Airlines Brasil. O grupo denuncia que uma sucessão de alterações e transtornos envolvendo o voo JJ3266. Marcado para sair de Guarulhos (SP) às 19h05 da noite da quinta-feira (30), o grupo só deve embarcar no voo ao meio-dia dessa sexta-feira, dia 1º, com destino a Maceió.

Os advogados estavam em São Paulo participando da XXII Conferência Nacional de Advocacia Brasileira e depois de quase 12 horas de trabalho deveriam retornar a Maceió, quando foram surpreendidos pelo primeiro atraso no voo, reagendado para às 20h15 de ontem.

O grupode adovogados tratou de comunicar à companhia aérea do cansaço e da necessidade de embarcar no próximo voo, quando foi informado da nova alteração no horário de partida. Cerca de 250 pessoas, entre os advogados da comitiva e outros passageiros do voo JJ3266 aguardam o embarque, agora reagendado para o meio-dia de hoje.

Transtornado, um dos advogados - que preferiu não se identificar - entrou em contato com o 7Segundos para relatar o tratamento dado pela companhia aérea. O grupo de advogados entende que denunciando, a empresa terá mais zelo com outros passageiros. O advogado informou que a comitiva viabilizará uma ação indenizatória contra a LATAM.

Dois integrantes da comitiva conseguiram antecipar o voo e o resto do grupo não sabe se vai embarcar ao meio-dia, em razão da mais um problema envolvendo tripulantes. A LATAM não teria disponível uma equipe de comissários de bordo e comandante para o voo programado. O que pode atrasar o voo em mais algumas horas ou ocasionar em novo cancelamento. A comitiva está com receio de não conseguir embarcar ainda hoje e precisar ficar mais um dia em São Paulo.

“Depois de várias horas de atraso e de mudar de portão em portão, o voo que seria ontem a noite ficou para hoje meio-dia. Tivemos que dormir em São Paulo. A companhia arrumou o um local pra gente ficar e passar a noite, mas são quase 18 horas de espera. Vamos viabilizar uma ação indenizatória contra a LATAM,” (sic) relatou o advogado que emitiu breve nota relatando o ocorrido. Leia trecho:

“A Latam infringiu diversos artigos do Código de Defesa do Consumidos, pois já detinham a informação que os tripulantes extrapolaram a jornada de trabalho de 12 horas, mas mesmo assim deu início aos procedimentos de embargue e taxiamento para decolagem, quando o então comandante desistiu de seguir viagem após concluir que havia sido atingido este limite máximo estabelecido pela legislação que regulamenta o tráfego aéreo, deixando todos revoltados e atônitos com este imensurável desrespeito com o consumidor. Ademais, a companhia aérea passou horas sem fornecer qualquer informação aos mais de 250 passageiros, o que asseverou ainda mais o descaso! ”

O 7Segundos tentou contato com a LATAM através de três telefones de Servido ao Consumidor diferentes. Fomos atendidos em um deles que nos passou o segundo número, um 0800 cujas as opções das mensagens eletrônicas nos levaram a um terceiro telefone com início 4002, onde não conseguimos contato com atendentes. Depois de testar todas as opções recaímos no telefone do SAC do nosso primeiro contato.