Jovem negro tem 12,7 vezes mais risco de ser assassinado em AL, aponta pesquisa
Índice faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria Nacional de Juventude, Unesco no Brasil e Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Jovens negros têm 12,68 vezes mais risco de ser assassinados em Alagoas do que jovens brancos. É o que aponta o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017 (IVJ), divulgado nesta segunda-feira (11). O índice faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria Nacional de Juventude, Unesco no Brasil e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O mesmo levantamento mostra que a taxa de mortalidade entre jovens negras, na faixa etária de 15 a 29 anos, foi de 10,7 mortes por 100 mil habitantes, respectivamente. Não foi possível calcular a razão entre as duas taxas por não ter sido registrado nenhum homicídio a mulher branca da mesma faixa etária, no período analisado.
No topo da desigualdade entre as taxas de homicídio aparecem o Rio Grande do Norte, onde jovens negras morrem 8,19 vezes em comparação a jovens brancas. Já no Amazonas, o índice é de 6,97. Apenas no Paraná, jovens brancas morreram mais do que as negras.
O IVJ 2017 analisou dados como mortalidade por homicídios e por acidentes de trânsito, frequência à escola, escolaridade e inserção no mercado de trabalho. O estudo conclui que a cor da pele é um fator de risco e que existe "brutal desigualdade que atinge negros e negras até na hora da morte".
Últimas notícias

Município de São José da Tapera promove ação de autocuidado para agentes comunitários

Homem é encontrado morto com marcas de tiros no Santos Dumont, em Maceió

Alagoas está entre os estados com menor renda necessária para estar no topo da pirâmide social

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
