MP, Prefeitura e PM assinam TAC de combate à poluição sonora
A 2a Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, assinou, nessa terça-feira (19), junto ao representante da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal da cidade, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de combate à poluição sonora. O TAC tem como objetivo execução de medidas destinadas ao controle das emissões sonoras no município, evitando a importunação e o mal-estar que possam agredir diretamente a população.
A ação da 2a Promotoria considera "a imperiosidade de estabelecer regras ao desempenho de quaisquer atividades que venham a potencialmente prejudicar a incolumidade pública, mormente no que diz respeito aos aspectos sonoros e nos finais de semana".
"Há a necessidade de se proteger a saúde, a segurança, a paz e o bem-estar dos moradores e visitantes do município ", afirma a promotora Stela Valéria.
Decreto
O artigo 42, do Decreto-Lei n° 3.688/41, das Contravenções Penais, estabelece que a conduta de perturbar alguém, o trabalho ou sossego de alheios, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos constitui contravenção penal com pena de prisão simples de 15 dias a 03 meses.
Nesse caso, caberá à Polícia Militar atuar em quaisquer circunstâncias de som automotivo abusivo na cidade.
Com a assinatura desse TAC, foi concluído o entendimento entre o Ministério Público e todos os municípios da região. “Agora todos os municípios da Comarca, que são Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Roteiro e São Miguel dos Campos vão atuar nessa área da poluição sonora para coibir a prática do crime e desenvolver, também, um trabalho de educação ambiental com.a distribuição de folders e realização de eventos, palestras com essa finalidade", ressalta a promotora.
Assinaram o TAC, os promotores de Justiça Stela Valéria Cavalcante e Herman Brito Araújo Lima Júnior, das 2a e 5a Promotorias de Justiça, respectivamente, além do comandante da 5a Cia Independente, major Renilson Dantas, o gestor municipal Pedro Ricardo Alves Jatobá, o secretário municipal de Segurança Urbana, Walmore Jatobá Tenório, além do diretor-adjunto da Guarda Municipal, Genilson Euclides da Silva.
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
