MPEAL abre inquerito para apurar poluição sonora
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 4ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou um inquérito civil público para apurar a denúncia de poluição sonora no âmbito da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, onde seriam realizados cultos evangélicos durante as madrugadas de sábados para domingos. Moradores vizinhos à escola reclamaram do barulho, que iria de 0h às 6h.
Para a investigação dos fatos, a promotora de Justiça Lavínia Silveira de Mendonça Fragoso requisitou à Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) perícia de constatação de dano ambiental, com respostas aos quesitos a serem formulados. Ela também pediu informações sobre a adequação do empreendimento com as normas urbanísticas à Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU).
“Faz-se necessária a exigência legal de Autorização Ambiental Municipal para as atividades ou empreendimentos efetiva ou potencialmente poluidores ou degradantes do meio ambiente”, considerou a promotora na portaria publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (18), que oficializa a instauração do inquérito civil público.
No dia 25 de agosto, o MPE/AL realizará uma audiência pública, a partir das 8h, no prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro do Poço, com o objetivo de propor um ajuste de conduta às exigências legais. A SEMPMA, a SMCCU, a investigada e os reclamantes devem comparecer ao encontro.
Poluição sonora
A poluição sonora é caracterizada pela emissão de ruídos acima dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Norma Brasileira Regulamentar (NBR) nº 10.151. Os níveis excessivos de sons e ruídos provocam pertubação da saúde mental, além de prejudicarem o repouso noturno e o sossego público. É desse modo que esta poluição afeta o direito difuso e coletivo.
Cabe assim, ao Ministério Público do Estado de Alagoas, tomar todas as medidas positivas e negativas necessárias para a implementação do equilíbrio urbano nas esferas municipal e estaduais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
