MPEAL abre inquerito para apurar poluição sonora
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 4ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou um inquérito civil público para apurar a denúncia de poluição sonora no âmbito da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, onde seriam realizados cultos evangélicos durante as madrugadas de sábados para domingos. Moradores vizinhos à escola reclamaram do barulho, que iria de 0h às 6h.
Para a investigação dos fatos, a promotora de Justiça Lavínia Silveira de Mendonça Fragoso requisitou à Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) perícia de constatação de dano ambiental, com respostas aos quesitos a serem formulados. Ela também pediu informações sobre a adequação do empreendimento com as normas urbanísticas à Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU).
“Faz-se necessária a exigência legal de Autorização Ambiental Municipal para as atividades ou empreendimentos efetiva ou potencialmente poluidores ou degradantes do meio ambiente”, considerou a promotora na portaria publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (18), que oficializa a instauração do inquérito civil público.
No dia 25 de agosto, o MPE/AL realizará uma audiência pública, a partir das 8h, no prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro do Poço, com o objetivo de propor um ajuste de conduta às exigências legais. A SEMPMA, a SMCCU, a investigada e os reclamantes devem comparecer ao encontro.
Poluição sonora
A poluição sonora é caracterizada pela emissão de ruídos acima dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Norma Brasileira Regulamentar (NBR) nº 10.151. Os níveis excessivos de sons e ruídos provocam pertubação da saúde mental, além de prejudicarem o repouso noturno e o sossego público. É desse modo que esta poluição afeta o direito difuso e coletivo.
Cabe assim, ao Ministério Público do Estado de Alagoas, tomar todas as medidas positivas e negativas necessárias para a implementação do equilíbrio urbano nas esferas municipal e estaduais.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
