Morre o cardeal americano Bernard Law, envolvido em escândalo de pedofilia
Filme 'Spotlight' relata investigação jornalística que expôs caso que envolvia o então arcebispo de Boston
O cardeal americano Bernard Law, envolvido em um enorme escândalo de padres pedófilos nos Estados Unidos, faleceu nesta quarta-feira aos 86 anos, anunciou o Vaticano. No início de 2002, o cardeal, na época arcebispo de Boston, reconheceu que protegeu um padre, Paul Shaney, contra o qual existiam várias provas de abuso sexual contra crianças.
O Papa Francisco ainda não se pronunciou sobre a morte de Law em sua audiência geral, mas é esperado que ele envie um telegrama oficial de condolências e celebre o funeral do bispo, uma honra concedida aos cardeais baseados em Roma.
Uma investigação do jornal "Boston Globe" revelou como a hierarquia da Igreja Católica local, com o cardeal Law à frente, acobertou de forma sistemática, e geralmente cínica, os abusos sexuais cometidos por quase 90 padres de Boston e seus arredores durante várias décadas.
A série de reportagens rendeu o prestigioso Prêmio Pulitzer ao jornal. "Spotlight", que venceu o Oscar de melhor filme em 2016, conta a história da investigação do Boston Globe dando voz aos sobreviventes.
Centenas de vítimas testemunharam sobre os abusos. Após o escândalo, Law abandonou a arquidiocese de Boston, mas foi nomeado arcipreste da basílica de Santa Maria Maggiore, o que significa que integrava a Cúria Romana (governo do Vaticano).
Law, que viveu seus últimos anos no Vaticano, também foi acusado de ter transferido outro padre, John Geoghan, de paróquia em paróquia apesar de saber das suspeitas de ter abusado até 130 crianças.
TOLERÂNCIA ZERO
O Papa Francisco chegou a declarar tolerância zero com casos de pedofilia, mas foi acusado de ser muito brando com os pedófilos, ao incluí-los na política geral de misericórdia que promove toda a Igreja. Também foi criticado por promover bispos que foram acusados de encobrir padres pedófilos.
TRAJETÓRIA POLÊMICA
Nascido em 4 de novembro de 1931, na cidade de Torreón, no México, e filho de um coronel da Força Aérea americana, Law cresceu em bases militares. Estudou História Medieval na Universidade de Harvard e iniciou estudos religiosos em 1953. Foi ordenado sacerdote no Mississippi em 1961.
A polêmica o acompanhou após sua renúncia como arcebispo de Boston por ter obtido a nacionalidade vaticana e ter sido nomeado arcipreste de Santa Maria. Dois representantes das vítimas de pedofilia protestaram na Praça São Pedro contra a celebração de uma missa em memória do papa João Paulo II pelo cardeal Law.
A diocese de Boston tem mais de dois milhões de católicos. Durante 60 anos, mais de 1.000 crianças foram abusadas sexualmente por 237 sacerdotes, de acordo com um relatório do Departamento de Justiça do estado de Massachusetts.
Veja também
Últimas notícias
Empresários de Arapiraca oferecem R$ 100 mil por informações sobre foragido suspeito de estupro
Operação cumpre mais de 20 mandados contra suspeitos de homicídio em Maceió e região
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
