Justiça

Obras de construção do Eixo Cepa são embargadas pelo Ibama

Por Valtênea Araújo - Estagiária* 28/12/2017 17h05
Obras de construção do Eixo Cepa são embargadas pelo Ibama
Obras do Eixo Cepa são embargadas pelo Ibama - Foto: Reprodução/Agência Alagoas

As obras de construção do Eixo Cepa, executadas pelo Governo do Estado, foram embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nessa quarta-feira (27).  Agentes do órgão vistoriaram a obra e constataram divergências no projeto, que resultou no embargo e multa de aproximadamente 120 mil reais.

As obras do Eixo Cepa estão sendo realizadas pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), passando pelos bairros Farol e Gruta de Lourdes.

 “A obra toda foi embargada por divergência na área suprimida. Não há irregularidades, houve divergência nos quantitativos acerca do volume suprimido”, explicou o superintendente do Ibama Mário Daniel Sarmento, que definiu o embargo como sendo uma “medida cautelar”.

De acordo com a Setrand, o Eixo Cepa terá nove quilômetros, passando pelo Cepa, pelo Ibama, e pela área da Casal, além de outras propriedades que devem ser desapropriadas. Segundo o projeto, o Eixo vai servir como alternativa para melhorar a mobilidade na Fernandes Lima.

A Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano informa que os dados originários do Ibama AL, que ocasionaram o embargo da obra, divergem dos dados apresentados pela Setrand. Por meio de nota, o órgão respondeu que recorreu e tomou as providências necessárias para que a obra seja desembargada e retomada nos próximos dias.