Fatalidade

Avalanche de lama deixa 17 mortos na Califórnia

Por RFI 11/01/2018 19h07
Avalanche de lama deixa 17 mortos na Califórnia
O número de mortos pelos devastadores deslizamentos de terra na Califórnia subiu para 17 nesta quarta-feira (10). - Foto: Kenneth Song/Santa Barbara News-Press via REUTERS

Pelo menos 17 pessoas morreram nos deslizamentos de terra que atingiram a cidade americana de Santa Bárbara, na Califórnia. O mar de lama deixou 28 feridos e cerca de 30 mil pessoas desabrigadas.

A casa da apresentadora de televisão Oprah Winfrey, que esta semana foi alvo de boatos sobre sua candidatura à presidência dos Estados Unidos em 2020, foi uma das atingidas.

Oprah divulgou, nas suas redes sociais, um vídeo no qual aparece com lama até os joelhos diante de sua mansão em Montecito. A apresentadora, atriz e produtora postou noInstagram imagens de seu jardim cheio de barro. "Aqui, havia a cerca do vizinho. Ela foi levada", contou Oprah.

Tragédia pode ser consequência de incêndio

Na terça-feira (9), uma tempestade intensa arrastou lama e escombros que caíram pelas colinas até a localidade de Montecito, devastando a região - que no mês passado havia sido atingida por um gigantesco incêndio.

As inundações afetaram o lado sul das colinas sobre o povoado de nove mil habitantes, ao noroeste de Los Angeles, lançando enormes pedras contra casas, segundo o serviço de emergência.

Região devastada pela lama

"Parece um campo de batalha da Primeira Guerra Mundial", comentou o xerife de Santa Barbara, Bill Brown, citado no Los Angeles Times. "Estamos tentando identificar se ainda existem pessoas que podem estar presas e isoladas em áreas que não conseguimos acessar completamente", acrescentou”.

Alguns moradores afirmaram que a tragédia foi causada pelo devastador incêndio que atingiu a região. "Se ainda tivéssemos toda a vegetação nas montanhas, isso não teria sido tão grave", lamentou Richard Targonia, que mora em uma das áreas afetadas.

O departamento de Bombeiros de Santa Bárbara informou usar cães farejadores para buscar as vítimas, nas imediações de Montecito onde muitas casas desabaram. Os bombeiros publicaram no Twitter fotos de rios de lama correndo pelos bairros, casas destruídas, carros esmagados e estradas cobertas por árvores caídas.