Geral

Fiscalização do Procon encontra irregularidades em supermercados de Maceió

Fiscais apreenderam centenas de itens fora validade ou em condições impróprias para consumo

Por Redação com assessoria 12/01/2018 09h09
Fiscalização do Procon encontra irregularidades em supermercados de Maceió
Ação também checou se os preços anunciados dos produtos correspondiam ao valor cobrado no caixa - Foto: Ascom Procon

Os agentes de fiscalização do Procon de Alagoas estão percorrendo os principais supermercados de Maceió, durante esta semana. Até o momento, a ação preventiva já encontrou diversos produtos impróprios para consumo em quatro estabelecimentos comerciais.

O órgão vistoriou os estabelecimentos Hiper Bom Preço (unidades Farol, Ponta Verde e Gruta de Lourdes) e Unicompra (unidade Ponta Verde , resultando na apreensão de aproximadamente 200 itens fora da validade, amassados e violados. Entre os produtos confiscados estavam: latas de leite, congelados, margarinas, leite condensado, molho de tomate, etc. Todos os supermercados foram autuados.

A ação também checou se os preços anunciados dos produtos correspondiam ao valor cobrado no caixa. “Escolhemos aproximadamente 50 itens no supermercado para verificar se existia divergência com o que estava sendo informado nas gôndolas”, explica o fiscal do Procon/AL, Roberto Melo. Até o momento nenhum estabelecimento registrou tal erro.

Para o superintendente do órgão, João Neto, o preço não deve ser a única coisa observada no momento das compras. O consumidor precisa estar atendo as condições de higiene e de segurança alimentar do local.

 “Observe a limpeza e a organização do local. Antes de colocar uma mercadoria no carrinho, é bom verificar se a embalagem está bem fechada, conservada, com boa aparência (se realmente não estão estufadas ou amassadas), e se o rótulo tem as informações necessárias sobre o produto”, aconselha João.