Pontal da Barra: CB realiza treinamento aéreo e no mar para o Carnaval

Em grande parte de Alagoas, as festividades de Carnaval já terão início nesta sexta-feira, 09. Muitos foliões preparam-se para viajar e aproveitar a folia, e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) concluiu, na manhã de hoje, a preparação de seus militares e recursos para garantir a segurança de todos que curtirão a festa. Para fechar os treinamentos para o período, foi realizada uma atividade simulada de salvamento no mar, na praia do Pontal da Barra, com o emprego da aeronave Falcão 05 do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), Guarda-Vidas e socorristas da corporação, além de integrantes do Samu.
O comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, enfatizou a capacidade técnica e operacional da instituição, para auxiliar os cidadãos neste carnaval. “Estamos aqui integrados neste simulado, pois sabemos que o carnaval exige bastante da nossa corporação, tanto nas praias, como nas estradas. Realizamos sempre esses treinamentos para que nossos profissionais estejam preparados para atender as ocorrências da melhor forma e com o menor tempo resposta possível”, relatou o comandante geral.
Operação carnaval
De 10 a 14 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros atuará na capital e no interior, com cerca de 190 militares e 39 viaturas operacionais, distribuídos em quarteis fixos e postos avançados, que serão instalados em locais estratégicos.
Serão 12 postos avançados do CBMAL, nas seguintes localidades: Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Murici (Bloco Tudo Azul), São José da Laje (Quarta-feira de cinzas), Praia de Tabuba, Praia do Gunga, Praia Barra de São Miguel, Jequiá da Praia/ Duas Barras, Pontal do Peba (Piaçabuçu), Traipu e Piranhas. Além disso, a região metropolitana conta com mais postos de Guarda-Vidas, nas Praias da Avenida, Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia, Prainha na Barra Nova e Guaxuma.
Segundo o capitão Felipe Dórea, piloto do GOA, o grande fluxo de pessoas no período carnavalesco tende a aumentar o índice de acidentes. “O nosso carnaval é bem litorâneo, então a população de banhistas aumenta consideravelmente, e com isso, fatalmente ocorre o aumento do número de ocorrências. Então esta integração é um incremento no atendimento à sociedade, para que se potencializem as ações do Corpo de Bombeiros neste carnaval”, explicou ele.
Na ocasião, foi simulado um salvamento conjugado no mar, com o emprego da técnica com o sling para retirada da vítima da água, contando com apoio de três embarcações e guarda-vidas. Após a retirada da vítima do meio aquático e atendimento pré-hospitalar, a mesma foi transportada para um hospital na aeronave, o que diminui consideravelmente o tempo-resposta. A equipe do treinamento foi composta totalmente por bombeiros militares, sendo quatro no helicóptero, entre comandante da aeronave e tripulantes operacionais, oito guarda-vidas, uma guarnição de atendimento pré-hospitalar do CBMAL e uma equipe do Samu.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
