PT e PSB: Lula recebe Renata Campos e Paulo Câmara em São Paulo
Na semana passada, em entrevista à Rádio Jornal, Lula relembrou a relação de amizade que teve com Eduardo Campos
Em mais um gesto da aliança entre PT e PSB, o ex-presidente Lula recebeu nesta quinta-feira (15), em São Paulo, Renata e João Campos, viúva e filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, além do governador Paulo Câmara. Oficialmente, a visita foi em retribuição à passagem do líder petista pela casa da família Campos quando esteve no Recife durante a caravana pelo Nordeste, no ano passado.
“Conversaram sobre o cenário político brasileiro e a responsabilidade do PT e do PSB com o futuro do país, e por isso a importância dos dois partidos manterem o diálogo aberto independente de alianças eleitorais. O PT, o PSB, o PDT, o PSOL, o PCdoB e setores progressistas do PMDB criaram uma frente para discutir pontos em comum para a superação da atual crise política pela qual passa o Brasil”, afirma um comunicado no site de Lula.
Na semana passada, em entrevista à Rádio Jornal, Lula relembrou a relação de amizade que teve com Eduardo Campos, que foi seu ministro de Ciência e Tecnologia.
Para estas eleições, o ex-presidente admitiu que os dois partidos podem voltar a se apoiar. “Uma nova eleição está chegando e temos que ter maturidade. Vamos disputar eleição sem alianças?”, questionou. “Nós vamos fazer aliança com quem quiser fazer e concordar com o programa”, complementou.
O rompimento político entre PT e PSB nacionalmente foi antes das eleições de 2014, quando Eduardo Campos comandou o desembarque dos socialistas do governo Dilma para se candidatar à presidência. Após a morte do ex-governador, durante a campanha, o PSB manteve a candidatura própria, com Marina Silva, e no segundo turno apoiou Aécio Neves (PSDB), contra a ex-presidente petista.
No Recife, os dois partidos brigaram dois anos antes, para as eleições de 2012, quando o PSB aproveitou uma indefinição no PT, que não lançou o então prefeito, João da Costa, à reeleição, para anunciar a candidatura do atual gestor da cidade, Geraldo Julio, reconduzido ao cargo no ano passado.
Nas eleições de 2014, os petistas ficaram no mesmo palanque que o senador Armando Monteiro Neto (PTB), adversário de Paulo Câmara, e a bancada petista na Assembleia Legislativa do Estado é da oposição. Para este ano, uma ala do partido defende a volta da aliança com o PSB, que poderia entregar a vaga de vice ao ex-prefeito do Recife João Paulo, derrotado por Geraldo Julio em 2016. Outro grupo quer candidatura própria, entre os três nomes já colocados: da vereadora Marília Arraes, do deputado estadual Odacy Amorim e de José de Oliveira.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
