Cultura

Cavalgada abre festa religiosa em Porto Calvo

Manifestação cultural vai percorrer as ruas e ladeiras históricas da cidade da região Norte

Por 7Segundos com Assessoria 03/03/2018 13h01
Cavalgada abre festa religiosa em Porto Calvo
A concentração da cavalgada é na Igreja de São José, na Mangazala - Foto: Maurício Silva

A cavalgada, manifestação cultural popular do nordestino, abre a festa de São José, em Porto Calvo, na região Norte de Alagoas. As homenagens ao santo padroeiro do bairro Mangazala iniciam neste domingo (4) e vão até o próximo dia 18 de março. O desfile de cavalos e cavaleiros está agendado para às 9h da manhã na igreja do populoso bairro portocalvense em direção as ruas e ladeiras históricas do Centro da cidade.

As homenagens ao santo une centenas de fieis na Igreja de São José, no bairro Mangazala. A cavalgada com a procissão da bandeira abre oficialmente a festividade religiosa. A programação está repleta de atividades sacras e culturais. O novenário está previsto para iniciar no próximo dia 8 e segue até o dia 18 de março.

O pároco da Igreja de São José, padre José Antônio dos Santos, está otimista com a chegada da festa. “Esperamos um grande número de fieis para homenagearmos São José. Vamos ter a cavalgada neste domingo com a procissão da bandeira pelas principais ruas de Porto Calvo e no dia 16 vamos ter o bingo e no dia 17 o grande leilão”, informou o padre.

A Igreja de São José fica localizada às margens da rodovia AL -105, no bairro Mangazala. O encerramento da festa religiosa está agendado para o dia 18 com missa pela manhã, às 9h, com o arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes. No período da tarde haverá procissão com as imagens de São José e Nossa Senhora de Fátima pela localidade.