Renan Filho participa de Encontro de Governadores do Nordeste, no Piauí
Chefe do Executivo alagoano afirma que proposta do governo federal fica aquém das necessidades porque transfere responsabilidades

O governador Renan Filho participa, nesta terça-feira (6), em Teresina, Piauí, do Encontro de Governadores do Nordeste, que acontece a partir das 8 horas no Espaço Coco Bambu. A reunião tem como objetivo discutir a implantação de uma operação nacional de segurança, que reúna todas as forças policiais, equipamentos e infraestrutura para o combate à criminalidade nos estados.
Eles buscam, ainda, articular a criação de um fundo nacional que, somado aos recursos do Tesouro Estadual e da União, possa ser destinado às ações de Segurança Pública.
Na semana passada, o presidente Michel Temer apresentou proposta de abertura de uma linha de financiamento de R$ 42 bilhões aos estados para investimentos em segurança pública, a maior parte oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). A proposta será avaliada durante o encontro no Piauí.
Renan Filho recordou que Alagoas é um dos Estados do Nordeste que têm hoje os melhores resultados na área da Segurança Pública - fruto de investimentos com recursos próprios - e um dos poucos que reduzem violência no Brasil.
“Vamos ao Piauí para discutir Segurança Pública e, sobretudo, debater essa proposta feita pelo governo federal que, na visão dos governadores, é uma proposta insuficiente, aquém das necessidades e que transfere responsabilidades. O que a gente cobra é que a União assuma também parte das responsabilidades na Segurança Pública, não fazendo intervenção, porque não é isso que rege a Constituição, como regra natural, mas sim colaborando financeiramente para que os Estados tenham, cada vez mais, condições de fazer Segurança Pública”, afirmou o governador de Alagoas.
Para o governador do Piauí, Wellington Dias, é importante que o Congresso Nacional aprove uma nova fonte de recursos para o financiamento da Segurança Pública, a exemplo da criação de um fundo nacional semelhante ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“No encontro que tivemos em Brasília foi proposto a criação de uma linha de crédito oferecida pelo BNDES aos estados que pode chegar a R$ 42 bilhões. É uma iniciativa louvável, no entanto é aquém do necessário, porque precisamos de recursos para custeio e o financiamento do BNDES só permite que sejam feitos investimentos”, analisou o chefe do executivo estadual.
O encontro no Piauí terá transmissão ao vivo (live) pelas redes sociais do governador Renan Filho (Facebook e Instagram).
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
