Fiscalização flagra ocupação irregular de área verde na Gruta

Uma operação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) foi realizada na manhã desta sexta-feira (09) no bairro da Gruta, com o objetivo de retirar uma ocupação irregular de uma área verde localizada na Rua Cristiano Maia de Omena Calheiros, no Loteamento Parque do Farol.
Com o apoio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), os fiscais da Sedet demoliram muros construídos indevidamente, retiraram estacas e arames farpados, que cercavam os lotes feitos pelos próprios moradores das casas que dão os fundos para o terreno.
Segundo moradores da vizinhança, a ocupação teria começado no mês de janeiro, quando também foram arrancadas árvores e a vegetação da área. “Nós começamos a perceber essa movimentação e achamos estranho, pois sempre soubemos que essa área não é particular”, disse uma mulher que não quis se identificar.
Dona Conceição Cavalcante, moradora da comunidade há mais de 50 anos, estava revoltada com o crime ambiental. “Que bom que vocês vieram, meu pai plantou muitas dessas árvores que estão aqui e isso deixa a gente indignada. Como fazem isso sabendo que as árvores são para o nosso bem?”, questiona a moradora, insatisfeita com a invasão.
Ao chegar no local, os fiscais encontraram mesas, como se fosse uma área de lazer privada e havia material de construção. O local funcionava como garagem, com carros estacionados, e alguns proprietários abriram passagem nos fundos da casa para ter acesso à área. “O local público foi privatizado é isso é ilegal”, explicou o coordenador de Fiscalização da Sedet, José Soares. Segundo Soares, a área verde é o “pulmão da cidade” e precisa ser preservada.
Uma outra moradora que também não quis se identificar disse que um advogado orientou os moradores a requerer usucapião da área, em troca de 30% de honorários, após o sucesso na causa. “Um lote desse deve valer uns R$ 200 mil”, disse ela.
Veja também
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
