Fiscalização flagra ocupação irregular de área verde na Gruta
Uma operação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) foi realizada na manhã desta sexta-feira (09) no bairro da Gruta, com o objetivo de retirar uma ocupação irregular de uma área verde localizada na Rua Cristiano Maia de Omena Calheiros, no Loteamento Parque do Farol.
Com o apoio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), os fiscais da Sedet demoliram muros construídos indevidamente, retiraram estacas e arames farpados, que cercavam os lotes feitos pelos próprios moradores das casas que dão os fundos para o terreno.
Segundo moradores da vizinhança, a ocupação teria começado no mês de janeiro, quando também foram arrancadas árvores e a vegetação da área. “Nós começamos a perceber essa movimentação e achamos estranho, pois sempre soubemos que essa área não é particular”, disse uma mulher que não quis se identificar.
Dona Conceição Cavalcante, moradora da comunidade há mais de 50 anos, estava revoltada com o crime ambiental. “Que bom que vocês vieram, meu pai plantou muitas dessas árvores que estão aqui e isso deixa a gente indignada. Como fazem isso sabendo que as árvores são para o nosso bem?”, questiona a moradora, insatisfeita com a invasão.
Ao chegar no local, os fiscais encontraram mesas, como se fosse uma área de lazer privada e havia material de construção. O local funcionava como garagem, com carros estacionados, e alguns proprietários abriram passagem nos fundos da casa para ter acesso à área. “O local público foi privatizado é isso é ilegal”, explicou o coordenador de Fiscalização da Sedet, José Soares. Segundo Soares, a área verde é o “pulmão da cidade” e precisa ser preservada.
Uma outra moradora que também não quis se identificar disse que um advogado orientou os moradores a requerer usucapião da área, em troca de 30% de honorários, após o sucesso na causa. “Um lote desse deve valer uns R$ 200 mil”, disse ela.
Veja também
Últimas notícias
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
