Área verde no Santos Dumont vira ponto crônico de descarte de lixo e tráfico de drogas
A sujeira em uma mata localizada no bairro Santos Dumont, em Maceió, está chamando a atenção de moradores que moram próximo ao Conjunto Marisol. Em um vídeo enviado ao Portal Sete Segundos nesta terça-feira (01), é possível notar que eletrodomésticos e resíduos de origem química e orgânica são jogados com frequência no local, que acabou se transformando em um ponto de descarte na região.
Uma moradora que vive no loteamento há 20 anos informou que em três anos a situação só tem piorado. Segundo ela, por causa do descarte irregular, o lixo fica acumulado o que dificulta a coleta, já que o caminhão de lixo não entra no local de difícil acesso.
“ Eu vejo sempre, além das pessoas do meu bairro outros moradores de longe também jogaram carroças de lixo aqui. Fica imundo, um mal cheiro que quem mora próximo como eu não aguenta”, conta a moradora que não quis se identificar.
Por causa da falta de controle do problema, a moça disse que já chegou a denunciar o problema para a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que foi ao local e recolheu o lixo, porém a situação continua se repetindo.
Com o intuito de coibir a ação, um familiar da moça chegou a construir placas proibindo o descarte de lixo no local, mas as mesmas foram ignoradas. Hoje mesmo instruídos sobre o problema moradores além de jogar lixo comum, também descartam moveis e animais mortos.
A moradora relatou que já chegou a discutir com outros moradores por causa do problema, e que a mãe está se mudando do local por causa da poluição e falta de segurança.
“Além do excesso de lixo, aqui está cada dia mais perigoso. Gostaria que fossem realizadas mais fiscalizações, porque a gente até tem medo de falar com os moradores sobre isso”, conta.
A Slum informou por meio de nota que tem uma programação extensa de fiscalização e ações regulares de educação ambiental para coibir o descarte inadequado, mas que o cidadão é peça fundamental nesse processo.
Quando presenciar essas situações, o cidadão pode denunciar por meio do telefone 0800 082 2600. Desta maneira, uma equipe vai ao local para verificar a situação e em caso de flagrante, o responsável pelo descarte irregular será notificado a recolher o material e encaminhar para um local adequado na hora da autuação.
O prazo para o recolhimento do lixo é de 48 horas, caso não ocorra, a Slum pode aplicar uma multa ao cidadão. A superintendência afirma ainda, que a multa para grandes poluidores como empresas, pode chegar até cinco mil reais.
O recolhimento de móveis antigos e materiais eletrônicos são feito de maneira gratuita, na havendo motivo para o descarte irregular.
Ponto de Tráfico
Muitas das casas do loteamento Marisol ou estão à venda ou estão para alugar. O motivo segundo a moradora, é que o mesmo terreno onde o lixo é descartado está virando ponto de tráfico de drogas e violência.
Segundo ela, recentemente indivíduos cortaram caules de coqueiros e colocaram na pista alguns metros antes da mata, para dificultar o acesso da polícia até o local.
A moça acredita que a mata, é propriedade ambiental do Ibama porque antes guardas florestais tomavam conta do lugar. A segurança, porém, foi desativada depois que os homens tiveram suas armas roubadas por criminosos na área.
Veja o vídeo:
Últimas notícias
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Família de mulher encontrada morta em União denuncia atraso em sepultamento
Palmeira dos Índios realiza mutirão de triagem para cirurgia de catarata
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
Polícia vai pedir afastamento da torcida organizada do CSA dos estádios
Defesa Civil interdita Ladeira da Moenda, em Maceió, nesta quarta-feira (29)
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
