Rede de Pontos de Cultura inicia atividades em escolas públicas
Iniciativa vai contribuir com a formação dos alunos

Teatro, artesanato, música, circo, literatura e culturas afro-brasileira e popular. A partir desta semana, 20 escolas públicas de Maceió passam a contar com as atividades desenvolvidas pela Rede Municipal de Pontos de Cultura, implantada na capital alagoana por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maceió e o Ministério da Cultura.
A implantação da primeira Rede de Pontos de Cultura de Maceió irá beneficiar cerca de quatro mil estudantes com atividades culturais desenvolvidas até o fim deste ano. Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, a iniciativa vai contribuir significativamente com a formação dos alunos.
“A Rede de Pontos de Cultura será extremamente importante, sobretudo, na relação entre cultura e educação, uma vez que as 15 instituições selecionadas levarão seus saberes culturais às escolas, iniciando um processo de transferência de conhecimento, estimulação e criação de novos grupos culturais em ambientes escolares”, destacou.
As atividades da Rede Municipal de Pontos de Cultura irão atender alunos das unidades de ensino Pompeu Sarmento, Benedita da Silva Santos, Rui Palmeira, Maria José Carrascosa, Luiza Oliveira Suruagy, Elizabeth Anne Lira, Padre Brandão Lima, Padre Pinho, Sagrado Coração de Jesus, Pedro Barbos Júnior, Hermínio Cardoso, Elza Lira, Professor Antidio Vieira, Silvestre Péricles, Corintho Campelo da Paz, Breno Agra, Arnon de Melo, Paulo Henrique Bandeira, José Aroldo da Costa e Ana Carolina Galina Fortes Ferreira Santiago.
O presidente da Federação Alagoana de Coros, Ivan Barsand, disse que a iniciativa irá proporcionar novas descobertas para os alunos e instituições culturais contempladas. “Nossa intenção é de iniciar crianças na música formando corais nas Escolas Pompeu Sarmento e Paulo Henrique Bandeira. Consideramos a atitude do Município extraordinária porque, a partir dela, descobriremos novos talentos e teremos a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento desses alunos”, afirmou.
Os projetos desenvolvidos a partir da implantação da Rede de Pontos de Cultura serão apresentados em um evento cultural previsto para acontecer no segundo semestre deste ano. “As atividades terão acompanhamento pedagógico de um professor e bolsistas selecionados pela Fundação e o resultado desse trabalho será presenciado na Teia Cultura, provavelmente em setembro deste ano”, informou o presidente da Fmac, Vinicius Palmeira.
“Estamos contentes, sabedores de nossos compromissos e esperançosos em obtermos os melhores resultados para a comunidade cultural e educacional de Maceió, servindo, quem sabe, de exemplo para que a cultura e a escola se unam na direção dos nossos munícipes”, acrescentou Vinicius.
As instituições culturais selecionadas para compor a Rede de Pontos de Cultura receberam R$ 60 mil para desenvolver seus projetos com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Veja também
Últimas notícias

Casal conserta adutora que abastece Murici nesta quinta-feira (3)

Casal realiza manutenção no sistema que abastece Junqueiro e São Sebastião

Motociclistas infratores são flagrados durante ação no bairro do Murilópolis

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem incentivo matrícula

PF investiga servidor suspeito de contratar empréstimos fraudulentos em AL e em 26 estados
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
