Maceió lança rede de pontos de cultura nas escolas

Nesta quarta-feira (13), o prefeito de Maceió em exercício, Marcelo Palmeira, participou do lançamento do edital destinado à implantação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, realizado na Escola Municipal Pompeu Sarmento. A iniciativa está sendo promovida a partir de um convênio firmado com o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Serão destinados R$ 900 mil para que entidades culturais planejem e executem ações em unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação, que vão receber os pontos de cultura selecionados.
Na oportunidade, Marcelo Palmeira ressaltou que a formação da rede entre a Prefeitura e os excelentes fazedores de cultura em Maceió é certeza de que a iniciativa será um grande sucesso.
“É sempre bom incentivar a cultura e neste projeto, especialmente, a Prefeitura une a cultura com a educação em uma iniciativa que vai colaborar com o tempo de permanência dos estudantes executando atividades de artes plásticas, danças e teatro, por exemplo, nas escolas”, pontuou, lembrando a realização da 1ª Festa Literária do Pontal da Barra, no último mês, e que a Prefeitura vai participar da 8ª Bienal do Livro custeando o Vale Livro para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com o presidente de Fmac, Vinicius Palmeira, a iniciativa é um grande pacto para atrair o Programa Cultura Viva e aumentar o acesso aos bens culturais dentro do meio escolar.
“Dentro da escola será possível vivenciar literatura, teatro, dança e cinema, entre outras possibilidades do projeto. Cada instituição receberá 60 mil para o desenvolvimento de atividades na escola que ela escolher durante um ano. Ao final, será realizado a Teia Cultural que vai reunir todos em uma grande apresentação”, detalhou.
“A Fmac fez um trabalho de excelência quando escolheu as escolas para que sejam pontos de culturas em Maceió. É perfeito, visto que as atividades culturais já fazem parte da formação pedagógica das nossas crianças, mas agora vamos contar com pessoas da sociedade para fazer a cultura e descobrir novos talentos, além de despertar o interesse pelas artes populares”, complementou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.
A coordenadora-geral do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rita Hipólito, também esteve presente no lançamento. A participação do Pnud no projeto será por meio do programa Viva Escola, que trabalha a educação nos eixos infraestrutura, formação continuada, gestão administrativa e pessoal.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
