Maceió lança rede de pontos de cultura nas escolas
Nesta quarta-feira (13), o prefeito de Maceió em exercício, Marcelo Palmeira, participou do lançamento do edital destinado à implantação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, realizado na Escola Municipal Pompeu Sarmento. A iniciativa está sendo promovida a partir de um convênio firmado com o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Serão destinados R$ 900 mil para que entidades culturais planejem e executem ações em unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação, que vão receber os pontos de cultura selecionados.
Na oportunidade, Marcelo Palmeira ressaltou que a formação da rede entre a Prefeitura e os excelentes fazedores de cultura em Maceió é certeza de que a iniciativa será um grande sucesso.
“É sempre bom incentivar a cultura e neste projeto, especialmente, a Prefeitura une a cultura com a educação em uma iniciativa que vai colaborar com o tempo de permanência dos estudantes executando atividades de artes plásticas, danças e teatro, por exemplo, nas escolas”, pontuou, lembrando a realização da 1ª Festa Literária do Pontal da Barra, no último mês, e que a Prefeitura vai participar da 8ª Bienal do Livro custeando o Vale Livro para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com o presidente de Fmac, Vinicius Palmeira, a iniciativa é um grande pacto para atrair o Programa Cultura Viva e aumentar o acesso aos bens culturais dentro do meio escolar.
“Dentro da escola será possível vivenciar literatura, teatro, dança e cinema, entre outras possibilidades do projeto. Cada instituição receberá 60 mil para o desenvolvimento de atividades na escola que ela escolher durante um ano. Ao final, será realizado a Teia Cultural que vai reunir todos em uma grande apresentação”, detalhou.
“A Fmac fez um trabalho de excelência quando escolheu as escolas para que sejam pontos de culturas em Maceió. É perfeito, visto que as atividades culturais já fazem parte da formação pedagógica das nossas crianças, mas agora vamos contar com pessoas da sociedade para fazer a cultura e descobrir novos talentos, além de despertar o interesse pelas artes populares”, complementou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.
A coordenadora-geral do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rita Hipólito, também esteve presente no lançamento. A participação do Pnud no projeto será por meio do programa Viva Escola, que trabalha a educação nos eixos infraestrutura, formação continuada, gestão administrativa e pessoal.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
