Política

“Lula não será preso, tampouco se entregará”, diz presidente do PT em Alagoas

Ex-presidente tem até as 17h de sexta-feira (6) para se apresentar voluntariamente à sede da Polícia Federal

Por Giulianna Albuquerque 06/04/2018 09h09
“Lula não será preso, tampouco se entregará”, diz presidente do PT em Alagoas
Ricardo Barbosa - Foto: Assessoria

O presidente do Partido dos Trabalhadores em Alagoas (PT/AL), Ricardo Barbosa, divulgou uma nota em defesa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta sexta-feira (6), expressando que Lula não será preso, nem tampouco se entregará à sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR), até às 17h de hoje. 

O mandado de prisão contra o ex-presidente foi expedido no fim da tarde de ontem (5), pelo juiz federal Sérgio Moro. A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O ex-presidente foi condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP).

“Se a ideia era desmoralizar nosso Lula e o PT e frear as mobilizações que já estão espalhadas pelo País, Moro deu um “tiro no pé” dos golpistas. Os golpistas pariram um mártir! Tal qual Mandela foi perseguido e preso por lutar contra o apartheid na África do Sul, Lula está sendo “caçado” por lutar a favor dos mais pobres no Brasil”, diz um trecho da nota.

De acordo com Ricardo Barbosa, as mobilizações serão feitas após orientações repassadas pela direção nacional do partido. “A Lula, o PT de Alagoas declara apoio incondicional. Cumpriremos nosso papel. Não sairemos das ruas enquanto houver ameaça à liberdade, à integridade física e à vida de nosso Presidente! Defender Lula é defender a democracia, a liberdade e os direitos duramente conquistados e garantidos em nossa Constituição Federal”, afirma o presidente do partido.

Confira a nota na íntegra:

No dia de ontem o Juiz Sérgio Moro, em sua ânsia de matar a esperança do povo brasileiro em voltar a viver dias melhores mandou prender Lula. Moro quer que nosso Lula se entregue à justiça curitibana sob a promessa hipócrita de “tratamento digno”, sem algemas e em “cela confortável”. Nada mais tacanho!
Se a ideia era desmoralizar nosso Lula e o PT e frear as mobilizações que já estão espalhadas pelo País, Moro deu um “tiro no pé” dos golpistas. Os golpistas pariram um mártir! Tal qual Mandela foi perseguido e preso por lutar contra o apartheid na África do Sul, Lula está sendo “caçado” por lutar a favor dos mais pobres no Brasil.
O PT de Alagoas vem a público manifestar seu repúdio contra essa covardia das elites em colocar seu aparato institucional a favor do único propósito de perseguir um homem do povo, candidato ao nobel da paz, apenas por ele defender... o povo!
Lula não será preso! Tampouco se entregará! Não sem que haja muita luta para impedir isso! Lula está prisioneiro dos corações de cada um de nós que vemos nele a esperança de voltarmos a ser felizes. Aprisionar Lula é aprisionar nossos sonhos, e não seremos prisioneiros dessa elite fascista e excludente.
A Lula, o PT de Alagoas declara apoio incondicional. Cumpriremos nosso papel. Não sairemos das ruas enquanto houver ameaça à liberdade, à integridade física e à vida de nosso Presidente! Defender Lula é defender a democracia, a liberdade e os direitos duramente conquistados e garantidos em nossa Constituição Federal. Defender Lula é tarefa de todas e todos que têm nas veias o sangue das heroínas e dos heróis, vivos e mortos, responsáveis por ainda existir o Estado de Direito no País.

Ricardo Barbosa
PRESIDENTE DO PT ALAGOAS