Número de passageiros de ônibus cai 7% no primeiro trimestre, diz Sinturb
Sindicato aponta diminuição de passageiros devido a presença de clandestinos
No primeiro trimestre de 2018 as empresas de ônibus que operam em Maceió voltaram a registrar a perda de passageiros. Uma média de 1.245.635 usuários a menos, o que representa 7% se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados registrados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros - Sinturb, a média de passageiros no primeiro trimestre deste ano não fechou com saldo positivo.
Em Janeiro foi registrado uma média de 5.523.821 passageiros equivalentes, ou seja, pagantes. Já no mesmo período do ano passado foram 5.995.417 passageiros. Fevereiro é considerado pior mês desde que as empresas começaram a operar na cidade, foram apenas 4.954.278 passageiros. Em 2017, foram 5.526.326. Já no mês de Março a diminuição não cessou e foi registado 5.860.634. Em 2017 a média de 6.062.625 passageiros pagantes.
Com base no contrato
Desde que assinaram o contrato de licitação em 2015, as quatro empresas já registraram uma queda de 19% no número de passageiros. Os dados 2014 - utilizados como base no contrato, mostram uma média de 20.146.567 usuários no trimestre. Já neste mesmo período de 2018, a média fechou em 16.338.734 passageiros. As empresas nunca transportaram tão poucos passageiros em vinte anos.
Clandestinos
O Sinturb acredita que um dos principais aspectos para a diminuição de passageiros é a presença de transporte clandestinos em Maceió. No mesmo período em que se constata a queda de passageiros, as equipes do grupo de combate aos clandestinos do Sindicato, flagraram 70 veículos fazendo o transporte irregular de passageiros.
“Em todos os anos de operação em Maceió as empresas nunca transportaram tão poucos passageiros. A preocupação é que de quatro anos para cá o transporte clandestino ganhou força nas ruas. Uma prática ilegal está atuando e precisa perder força.”, disse Toni Melo, gerente do Sinturb.
Nesta sexta-feira (6), os representantes do Sinturb e Superintendência Municipal de Transporte e Transito - SMTT, se reúnem no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região para discutir ações de combate aos clandestinos. A reunião faz parte do calendário de atividades do grupo de trabalho de combate criado em dezembro de 2017 pelo Sinturb em parceria com TRT, SMTT, Sinttro e Arsal.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
