Consumidor deve solicitar desligamento de energia ao sair de imóvel
A Eletrobras Distribuição Alagoas orienta aos clientes que irão sair ou mudar de imóvel que é fundamental solicitar o desligamento de energia elétrica à Distribuidora, seja o consumidor residencial, comercial ou industrial.
O não pedido de desligamento, por esquecimento ou falta de conhecimento, pode trazer transtornos ao cliente, gerando débitos em nome do consumidor que saiu do imóvel, e trazendo o risco de ter o nome negativado– pelo não pagamento de dívidas e multas acumuladas por terceiros que utilizem o imóvel após a sua saída.
“É comum as pessoas pedirem o cancelamento de um serviço de telefonia ou TV a cabo e esquecerem de pedir o desligamento da energia, ao sair do imóvel. A solicitação é essencial porque traz segurança para o consumidor que está deixando o local, pois ele não terá mais contas cobradas em seu nome, e também para o novo morador, que contará com mais facilidade na solicitação de serviços, por ser o titular da unidade consumidora”, declara Patrícia Moraes, gerente de Atendimento.
O desligamento de unidade consumidora representa o encerramento da relação contratual entre a distribuidora e o consumidor, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e pode ser solicitado nos postos de atendimento da Eletrobras, mediante apresentação de documento de identidade original, no caso de pessoa física (ou ligando para o 0800 082 0196).
Para uma pessoa jurídica requerer o desligamento da unidade consumidora, é preciso apresentar os documentos relativos à constituição da empresa, além de documentos dos seus representantes legais e documentos de vínculo com o imóvel (podendo ser o contrato de compra e venda ou de locação). Os dados do sócio devem constar, obrigatoriamente, no Contrato ou Estatuto Social.
O serviço somente pode ser solicitado pelo titular da fatura de energia elétrica ou por um representante legal. Na solicitação, deve estar informada ainda a leitura atualizada do medidor de energia. O prazo para o desligamento da unidade consumidora é de até 6 dias úteis.
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de tentativa de homicídio em Arapiraca é preso durante ação do Pelopes e Rocam
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
