Eletrobras lança plano de demissão voluntária e espera economizar até R$ 890 mi
A Centrais Elétricas Brasileiras S.A, Eletrobras, lançou nesta semana um plano de demissão consensual, o chamado PDC. A iniciativa é estimular o desligamento de três mil funcionários, gerando economia com o enxugamento da folha de pagamento da empresa. O plano inclui todo o quadro da holding e as empresas Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica, Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Eletronuclear, Eletronorte, Amazonas GT, Eletrosul e Furnas.
O PDC está previsto no plano diretor de negócios da estatal no período de 2018 a 2022. A expectativa é de que os desligamentos voluntários de empregados gerem uma economia de até R$ 890 milhões por ano. A adesão dos empregados ocorrerá até 27 de abril, com oito turmas de desligamento entre 30 de maio e 14 de dezembro deste ano.
Podem participar do Plano de Demissão Consensual funcionários da Eletrobras que tenham, no mínimo, dez anos de vínculo empregatício com a empresa - até a data de desligamento. Também podem se beneficiar do acordo empregados anistiados e reintegrados à empresa por meio da Comissão Especial Interministerial de Anistia. Neste caso, não há exigência de tempo mínimo na companhia.
A Eletrobras passa por um processo de análise de privatização. Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei do governo federal que propõe a venda de parte das ações à iniciativa privada. A proposta está na comissão especial da Casa sob relatoria do deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia. O parlamentar quer ouvir diversas autoridades e entidades para construir seu parecer até meados de abril.
“Eu propus que viesse o ministro, que viesse o presidente da Eletrobras, viessem pessoas do mercado de capitais... Eu propus que viesse gente que conhece o setor. Entendo que vão ser propostas a participação de sindicalistas, é fundamental que eles venham discutir. Mas eu não quero fazer um relatório corporativista.”
Enquanto isso, o Plano de Demissão Consensual da Eletrobras seguirá em frente, já que estava previsto desde 2016. Em nota, a diretoria da empresa afirma que a redução do quadro de pessoal busca um alinhamento dos custos da empresa às tarifas, evitando, no futuro, prejuízos financeiros.
Veja também
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
