Número de câmeras no Complexo Penitenciário é ampliado
Mais segurança nos presídios alagoanos. Nesta semana, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) ampliou a quantidade de câmeras de videomonitoramento no Complexo Penitenciário de Maceió. Agora, 530 câmeras auxiliam nos trabalhos dos agentes penitenciários. Os modernos equipamentos, instalados em pontos estratégicos, possibilitam acompanhar toda a movimentação no cárcere em tempo real.
Apenas no Presídio de Segurança Máxima (PSM), unidade que recebe os novos custodiados, foram instaladas mais 32 câmeras. As imagens são acompanhadas de forma ininterrupta pelas equipes do Central de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP). Havendo alguma atitude suspeita, prontamente os agentes lotados nos presídios são acionados para averiguar a situação e, se necessário, reestabelecer a ordem.
Além de prevenir crimes, as imagens são armazenas no CMEP e podem gerar subsídios para procedimentos administrativos internos e cumprimento da lei. Em fevereiro, dois reeducandos tentaram fugir do Presídio Cyridião Durval e foram interceptados após serem flagrados no CMEP. De acordo com o supervisor do Centro, tenente PM Alucham Fonseca, a eficiência do sistema é fundamental para otimizar a atuação dos agentes no cárcere.
"Desde a instalação das câmeras de monitoramento, houve uma diminuição significativa no número de tentativas de fugas em Alagoas. Além disso, o videomonitoramento facilita a apuração de ilícitos, e contribui também para a proteção dos servidores, visitantes e custodiados", ressalta o supervisor. Vale ressaltar ainda, outra medida tomada pela Seris: a implantação dos Núcleos Setoriais de Videomonitoramento.
Inicialmente, os Núcleos estão ativos no Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho, Penitenciária de Segurança Máxima e Presídio Cyridião Durval. A iniciativa permite que os agentes penitenciários de plantão acompanhem em suas respectivas unidades a movimentação dos internos em monitores, em tempo real, assim como ocorre no CMEP. Em breve, os demais presídios também serão contemplados com o sistema.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
